POPULARITY
Categories
"A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao Senhor teu Deus, e não teres em ti o Meu Temor, diz o Senhor Deus dos Exércitos." Jeremias 2:19"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa Palavra de Deus, e os poderes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e O expõem ao vitupério." Hebreus 6:4-6
Graça e Paz sejam com todos! Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR DEUS é uma ROCHA ETERNA;Isaías 26:4Primeira Igreja Presbiteriana da Arniqueira www.1ipar.com Entre em contato conosco 1iparniqueiras@gmail.com Faça nos uma visita SHA Conjunto 3 Chácara 47A Arniqueira Brasília DF maps.app.goo.gl/iQSRtWrk9Hy6eaUT6YouTube https://youtube.com/@primeiraigrejapresbiterian1958Contribua Ore e ajude esta obra! Pix 40222748 000153 (CNPJ)Banco do Brasil Conta Corrente 51214-1Agência 2901-7Que Deus abençoe você!Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna. Juan 3:16For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whoever believes in him should not perish, but have everlasting life. John 3:16¹⁶ Ибо так возлюбил Бог мир , что отдал Сына Своего Единородного , дабы всякий верующий в Него , не погиб , но имел жизнь вечную . João 3:16Car Dieu a tellement aimé le monde, qu'il a donné son Fils unique; afin que tout homme qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle. João 3:16¹⁶ Want so lief het God die wêreld gehad, dat Hy sy eniggebore Seun gegee het, sodat elkeen wat in Hom glo, nie verlore mag gaan nie, maar die ewige lewe kan hê. João 3:16¹⁶ 하나님이 세상을 이처럼 사랑하사 독생자를 주셨으니 이는 저를 믿는 자마다 멸망치 않고 영생을 얻게 하려 하심이니라 João 3:16¹⁷ Tanrı, Oğlunu dünyayı yargılamak için göndermedi, dünya Onun aracılığıyla kurtulsun diye gönderdi. João 3:17
Chamo de dias sombrios aqueles dias em que nada parece fazer sentido e que jogar tudo pro alto parece ser a decisão mais coerente. Pode ser que isso não tenha acontecido com você, e que bom por isso. Mas não estranhe quão sombrios foram os dias de outras pessoas.Veja o que diz o Salmo 73 no verso 28: "Quanto a mim, bom é estar perto de Deus; faço do Senhor Deus o meu refúgio, para proclamar todas as suas obras."Asafe, um homem de Deus, e que escreveu o Salmo 73, passou por dias difíceis. Naqueles dias de tristeza e dor, seu coração parece ter ficado em estado deplorável. Nada fazia sentido, principalmente servir a Deus. Suas palavras são duras e provocam choque.São muitas as razões que nos levam a pensamentos assim. Contudo, o mais importante é pensar que esses dias passam.Não se engane, os dias sombrios não passam "por mágica" e nem automaticamente. É preciso agarrar-se ao Senhor com todas as forças. Só Ele nos ajudará na tribulação, só Ele. Foi isso que Asafe fez durante os dias difíceis e foi isso que o salvou.Grave isso: não há caminho fácil para vencer os dias sombrios, mas há um caminho certo para isso e esse caminho é Jesus.
Oro Por Você 03161 – 20 de maio de 2026 Senhor Deus, quero viver bem cada dia com o qual me presenteias. Para isso, contudo, sei que preciso morrer para muitas coisas: meu próprio ego, minhas ideias distorcidas, minha visão de mundo nebulosa, meus planos para merecer Teu amor. Peço que me ajudes a viver cada vez mais como Jesus, para que eu aprenda a encarar o futuro com a alegre expectativa de estar para sempre em Tua presença. Que a promessa da volta de Jesus seja minha motivação principal. Que esse dia glorioso me alcance pronto e preparado para subir contigo. Não apenas eu, mas toda a minha família e as pessoas que amo. Em nome de Jesus, amém! Saiba como receber as orações diárias do Oro Por Você: -> No celular, instale o aplicativo MANAH. -> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: youtube.com/AmiltonMenezes7 -> Tenha os nossos aplicativos em seu celular: https://www.wgospel.com/aplicativos -> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99797 2727 e mande um recadinho pedindo os áudios. -> Conheça nosso novo portal de oração: www.oroporvoce.com.br -> Participe do nosso canal no TELEGRAM: TELEGRAM AMILTON MENEZES . -> Participe do nosso canal no WhatsApp: https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9r7v8G8l5NcIiafZ2V . -> Instagram: https://www.instagram.com/amiltonmenezes7/ -> Threads: https://www.threads.net/@amiltonmenezes7 -> X (Antigo Twitter): https://x.com/AmiltonMenezes -> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes
Oro Por Você 03158 – 17 de maio de 2026 Senhor Deus, ajuda-me a pôr minha vida em ordem. Quero que sempre ocupes o primeiro lugar. Ajuda-me a tirar todo o lixo e inutilidades que tomam o meu tempo e a minha atenção. Ensina-me a amar-Te de todo o meu coração, de toda a minha mente e de toda a minha alma. Não quero ter outros deuses ou coisas tomando o lugar da Tua presença e da minha adoração. Ajuda-me também em meus relacionamentos com as pessoas próximas a mim, ensinando-me a amá-las como Tu amas. Mesmo que elas não me amem ou me compreendam. Por favor, encha a minha vida de amor. Por Ti e pelo próximo. Em nome de Jesus, amém! Saiba como receber as orações diárias do Oro Por Você: -> No celular, instale o aplicativo MANAH. -> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: youtube.com/AmiltonMenezes7 -> Tenha os nossos aplicativos em seu celular: https://www.wgospel.com/aplicativos -> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99797 2727 e mande um recadinho pedindo os áudios. -> Conheça nosso novo portal de oração: www.oroporvoce.com.br -> Participe do nosso canal no TELEGRAM: TELEGRAM AMILTON MENEZES . -> Participe do nosso canal no WhatsApp: https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9r7v8G8l5NcIiafZ2V . -> Instagram: https://www.instagram.com/amiltonmenezes7/ -> Threads: https://www.threads.net/@amiltonmenezes7 -> X (Antigo Twitter): https://x.com/AmiltonMenezes -> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes
“E ouviram a Voz do Senhor Deus, que PASSEAVA no jardim pela viração do dia…” Gênesis 3:8a“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém Me Ama, guardará a Minha Palavra, e Meu Pai o amará, e VIREMOS PARA ELE, E FAREMOS NELE MORADA.” João 14:23
TEMPO DE REFLETIR 01758 – 8 de maio de 2026 Eclesiastes 7:16-18 – Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; […] Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; […] É bom reter uma coisa e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos. Partindo da definição comum de equilíbrio como harmonia, moderação, autocontrole, postura sem oscilação, o Dr. Spencer Johnson, em seu livro Um Minuto Para Mim, define equilíbrio como “estilo de vida que contempla todas as áreas da vida”. Equilíbrio é você viver de maneira equilibrada, podendo em alguns momentos se decidir entre a aproximação e o retraimento, o muito e o pouco, o tradicional e o contemporâneo, entre o amor e a disciplina, entre as mãos de Marta e o coração de Maria. Ser equilibrado não significa ser alguém sem tônus, frio, impassível, calculista. Nem devemos imaginar que equilíbrio seja uma régua, uma trena para ver se saímos do trilho, nos excedemos ou fomos longe demais. O inimigo do bem quer nos polarizar em diferentes áreas da vida. Quer que sejamos extremistas. Se concordarmos que “equilíbrio é contemplar todas as áreas da vida”, precisamos de um estilo de vida em que levemos em conta família, trabalho, recreação, amigos, igreja e nossas necessidades pessoais. A família precisa de atenção e mais quantidade de tempo, em lugar de estar em frente ao computador e à televisão. O trabalho e a vida profissional requerem constante aperfeiçoamento. A vida devocional e a comunhão com Deus também devem estar todos os dias em nossa agenda. O lazer, a recreação e o relacionamento com os amigos igualmente fazem parte desse equilíbrio. Jesus cumpriu Sua missão aqui na Terra com equilíbrio. Não temos registro de que Ele alguma vez estivesse apressado. Nunca vemos Jesus pressionando os discípulos para ultrapassarem os limites, negligenciar o descanso ou deixar de comer. Ele sabia quando trabalhar, quando começar e quando terminar. Até nos últimos momentos, de certa forma, podemos ver equilíbrio na vida de Jesus: “Tomaram eles, pois, a Jesus; […] e com Ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio” (Jo 19:17, 18, ARA). Mesmo que a colocação da cruz de Jesus no meio possa ter sido uma indicação dos que O crucificaram de que Ele era o pior; por outro lado, Jesus estava dizendo: “Fique no centro. Evite os extremos.” Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora: Senhor Deus e meu Pai: neste mundo tão complicado, tão polarizado, fora e dentro do cristianismo, Pai, me ajude a ser equilibrado! A viver a Tua palavra, não por extremos, mas com o equilíbrio da Tua graça. Por favor. Em nome de Jesus, amém! Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir: -> No celular, instale o aplicativo MANAH. -> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: youtube.com/AmiltonMenezes7 -> Tenha os nossos aplicativos em seu celular: https://www.wgospel.com/aplicativos -> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99893-2056 e mande um recadinho pedindo os áudios. -> Participe do nosso canal no TELEGRAM: TELEGRAM AMILTON MENEZES . -> Participe do nosso canal no WhatsApp: WHATSAPP CHANNEL Amilton Menezes . -> Instagram: https://www.instagram.com/amiltonmenezes7/ -> Threads: https://www.threads.net/@amiltonmenezes7 -> X (Antigo Twitter): https://x.com/AmiltonMenezes -> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes
Mensagem gravada em 03/05/2026Pastor Rodrigo FreitasDeus, Sofrimento e o Mal: A bondade de Deus, seu absoluto poder e o malGênesis 1:26-31 NVI[26] Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. [27] Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. [28] Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. [29] Disse Deus: “Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. [30] E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. E assim foi. [31] E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.https://bible.com/bible/129/gen.1.26-31.NVIGênesis 2:16-17 NVI[16] E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, [17] mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.https://bible.com/bible/129/gen.2.16-17.NVI#Jesus #igreja #honra #transformação #Jesus #ressurreição #PalavraDeDeus #DeusPai #EspiritoSanto #PAI #Mensagem #Pregação #Sermão #p4 #p4church #onLine--Curta, compartilhe e inscreva-se para ficar atualizado com os nossos conteúdos!Para saber mais sobre nossa igreja:Site: https://igrejaprojeto4.com.br/Faça seu pedido de Oração: https://igrejaprojeto4.com.br/pedidosFacebook: https://www.facebook.com/p4church/Instagram: https://www.instagram.com/igrejaprojeto4/Podcast: https://igrejaprojeto4.com.br/p4cast/Youtube: https://www.youtube.com/@IgrejaProjeto4Culto online todos os domingos no YouTube!
Os chamados 18 Grandes Prelúdios Corais, de Johann Sebastian Bach, representam o ápice da música para órgão, ao lado de três outras obras-primas do compositor para esse instrumento: o Orgelbüchlein ("Livrinho de órgão"), o terceiro volume do Clavier-Übung ("Exercício de teclado") e as Variações Canônicas. Em sua maior parte, essas peças foram compostas na corte de Weimar, onde Bach trabalhou como músico entre 1708 e 1717. Em torno de 1740, no início da sua última década de vida, quando trabalhava em Leipzig, Bach retomou esses prelúdios corais, fez novos arranjos e juntou-os numa mesma coleção, provavelmente visando à publicação, o que só ocorreria em meados do século 19, cerca de 100 anos depois da morte do compositor. Como foram retrabalhados por Bach em Leipzig, esses prelúdios corais são também conhecidos como Corais de Leipzig. Nesta e nas próximas duas edições, Manhã com Bach vai exibir todos os 18 Grandes Prelúdios Corais, de Bach. Neste programa, são apresentados os seis primeiros: Fantasia Super Komm, Heiliger Geist, Herre Gott, "Fantasia sobre o hino Vem, Santo Espírito, Senhor Deus" (BWV 651), Komm, heiliger Geist, Herre Gott in G-Dur, "Vem Santo Espírito, Senhor Deus em Sol Maior" (BWV 652), An Wasserflüssen Babylon, "Nos rios da Babilônia" (BWV 653), Schmücke dich, o liebe Seele, "Adorna-te, ó, amada alma" (BWV 654), Trio super Herr Jesu Christ, "Trio sobre o hino Senhor Jesus Cristo" (BWV 655) e O Lamm Gottes, unschuldig, "Ó, cordeiro de Deus, inocente" (BWV 656). O podcast traz ainda a ária para soprano Alles mit Gott, nichts ohne ihn, “Tudo com Deus, nada sem ele” (BWV 1.127), um fragmento de uma cantata perdida descoberto em 2005, em Weimar, pelo pesquisador alemão Michael Maul, do Arquivo Bach de Leipzig. Ouça o podcast no link acima. Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 18 e 19 de abril de 2026. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP. As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.
“E o Senhor Deus chamou o homem e lhe perguntou: — Onde você está?” Gênesis 3:9 NAA Você sabe aonde você está?Esta pergunta feita por Deus a Adão, é evidente que Ele sabia a resposta. Porém o questionou com intuito de gerar nele a reflexão de onde se encontrava. Para alguns a resposta desta pergunta seria, estou preso no meu passado, ainda frustrado pelo que não aconteceu e tentando trazer de volta aquilo que já foi um dia.Para outros a resposta seria, estou preocupado com o futuro, vivendo uma insaciável vida ansiosa por aquilo que nunca chega e sempre está por vir.Há aqueles que preferem viver o presente, que buscam a presença de Deus não apenas para curar a dor do seu passado ou cuidar das preocupações do seu futuro, mas simplesmente estar diante do Senhor que é o melhor presente que se pode ter.Saber onde seus pensamentos estão, a maior parte do tem tempo, é um princípio do diagnóstico para ter paz. Buscar a presença de Deus em seu presente, é a cura para ter paz.Pensamento do dia:Em suas orações com Deus estão pensamentos do passado, presente ou futuro?Oração: Senhor, nos ajude a vivermos diante da sua presença, para que não fiquemos preso ao passado e nem ansiosos e preocupados com o futuro.Em nome de Jesus, Amém !Que você tenha um dia abençoado!Por Ubiratan Paggio#devocionaisdiarios#deusfalacomigo #PresençaDeDeus#PresentePrecioso#ubiratanpaggio@ubiratanpaggio@ubiratan.paggioQuer receber o devocional diretamente em seu celular?Faça parte deste grupo fechado (as pessoas apenas recebem mensagens).Para receber áudio e texto: https://chat.whatsapp.com/E4EIRmpA1OE3xhjfHGwdekPara receber apenas texto: https://chat.whatsapp.com/Lb9ip9ZifJ3A0suipaEFoVSiga-nos no telegram:https://t.me/omilagre
Devocional do dia 08/04/2026 com o Tema: Arrependa-se! A história de Jonas é muito contada para as crianças, pois mostra as consequências da desobediência e, ao mesmo tempo, da graça divina diante do arrependimento. O profeta pecou ao seguir a própria vontade em vez de obedecer à voz de Deus. Leitura Bíblica: Jonas 1.1-17 Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho e viva (Ez 33.11a, A21).See omnystudio.com/listener for privacy information.
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7“Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em Espírito Vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o Segundo Homem, o Senhor, é do Céu.” I Coríntios 15:45-47“Jesus disse: Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o Meu Juízo é justo, porque não busco a Minha Vontade, mas a Vontade do Pai que Me enviou. ” João 5:30
Homilia Padre João Vitor, IVE:Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38Naquele tempo,o anjo Gabriel foi enviado por Deusa uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,a uma virgem, prometida em casamentoa um homem chamado José.Ele era descendente de Davie o nome da virgem era Maria.O anjo entrou onde ela estava e disse:"Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.O anjo, então, disse-lhe:"Não tenhas medo, Maria,porque encontraste graça diante de Deus.Eis que conceberás e darás à luz um filho,a quem porás o nome de Jesus.Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,e o seu reino não terá fim".Maria perguntou ao anjo:"Como acontecerá isso,se eu não conheço homem algum?"O anjo respondeu:"O Espírito virá sobre ti,e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.Por isso, o menino que vai nascerserá chamado Santo, Filho de Deus.Também Isabel, tua parenta,concebeu um filho na velhice.Este já é o sexto mês daquelaque era considerada estéril,porque para Deus nada é impossível".Maria, então, disse:"Eis aqui a serva do Senhor;faça-se em mim segundo a tua palavra!"E o anjo retirou-se.Palavra da Salvação.
Naquele tempo, 26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". 34 Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35 O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível". 38 Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito ALMA VIVENTE." Gênesis 2:7"Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em ESPÍRITO VIVIFICANTE." I Coríntios 15:45"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do ESPÍRITO É ESPÍRITO." João 3:5,6
“Ali ele entrou numa caverna para passar a noite, e, de repente, o Senhor Deus lhe perguntou: — O que você está fazendo aqui, Elias?” 1Reis 19:9 NTLH Você tem se escondido de seus medos? Para Elias o medo de ser morto, o fez se isolar e se esconder a fim de não confrontar seus inimigos, o mais contraditório, que ele passou a desejar morrer, do que enfrentar seu próprio medo. Esconder seus medos não o torna invisível, mas sim o fará com que o sentimento de incapacidade e de frustração, tomem conta de outros sentimentos que te fazem bem.O Senhor te chama para fora do lugar em que você tem se escondido, Ele é a força e coragem que te faz se enxergar maior do que tudo aquilo que te amedronta.Pensamento do dia:O que faz você se esconder?Oração: Senhor, entregamos em tuas mãos tudo aquilo que hoje tem sido nossa preocupação. Nos ajude a ser maior do que tudo aquilo que nos põe medo.Em nome de Jesus, Amém !Que você tenha um dia abençoado!Por Ubiratan Paggio#devocionaisdiarios#deusfalacomigo #NãoTemerei#SaiaParaFora#ubiratanpaggio@ubiratanpaggio@ubiratan.paggioQuer receber o devocional diretamente em seu celular?Faça parte deste grupo fechado (as pessoas apenas recebem mensagens).Para receber áudio e texto: https://chat.whatsapp.com/E4EIRmpA1OE3xhjfHGwdekPara receber apenas texto: https://chat.whatsapp.com/Lb9ip9ZifJ3A0suipaEFoVSiga-nos no telegram:https://t.me/omilagre
TEMPO DE REFLETIR 01692 – 3 de março de 2026 Lucas 2:19 – Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. Deus escolheu Maria para uma missão especial. Ele chamou-a para carregar o Messias em seu ventre. Deus enviou o anjo Gabriel para lhe dar a maravilhosa notícia. A princípio, ela ficou confusa. Como podia tudo isto ser possível? Embora estivesse noiva de José, ela ainda era virgem – como poderia ter um filho? “Descerá sobre ti o Espírito Santo”, disse Gabriel, “e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra” (Lc 1:35). A resposta sincera de Maria foi genuína. “Que se cumpra em mim conforme a tua palavra” (v. 38). Embora a narrativa do Evangelho não fale muito acerca de Maria, ela nos conta o suficiente para revelar sua incrível força de caráter. Ela era sincera, honesta, meiga, pura, obediente e cheia de compaixão. Embora ainda fosse provavelmente uma adolescente, ela entendeu a magnitude do chamado de Deus. Maria reconheceu a sua “humildade” e foi enaltecida pelas bênçãos que todas as gerações viriam a reconhecer. Picos e vales marcaram a vida de Maria. Eles começaram com José ameaçando deixá-la quando soube que ela estava grávida, e continuaram com uma cansativa viagem de Nazaré até Belém. Incluíram o uso de uma manjedoura como berço para o bebê. Suas emoções viraram medo das ameaças de Herodes de matar todos os meninos com menos de dois anos. Com José e o menino recém-nascido, ela fugiu, apressada, para o Egito. Foi nos joelhos de Maria que Jesus aprendeu os cânticos de Sião e as promessas dos profetas. Com ela, Ele aprendeu submissão e confiança, oração e obediência. Ela sorriu quando Ele deu Seus primeiros passos, e chorou quando pregaram Seus pés ao madeiro. Durante toda a vida de Jesus, ela creu nEle, e nunca se afastou. As missões dadas por Deus nem sempre são fáceis e populares. Existem altos e baixos, alegrias e tristezas. Assim como Ele chamou Maria, Deus nos chama para sermos fiéis também. Ele nos chama para ficarmos ao lado de Jesus, agora3 e para sempre, por toda a eternidade. Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora: Senhor Deus: dá-nos forças e poder para cumprirmos as missões que colocas diante de cada um de nós. Dirija tudo e todas as coisas, por favor! Em nome de Jesus, amém! Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir: -> No celular, instale o aplicativo MANAH. -> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: youtube.com/AmiltonMenezes7 -> Tenha os nossos aplicativos em seu celular: https://www.wgospel.com/aplicativos -> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99893-2056 e mande um recadinho pedindo os áudios. -> Participe do nosso canal no TELEGRAM: TELEGRAM AMILTON MENEZES . -> Participe do nosso canal no WhatsApp: WHATSAPP CHANNEL Amilton Menezes . -> Instagram: https://www.instagram.com/amiltonmenezes7/ -> Threads: https://www.threads.net/@amiltonmenezes7 -> X (Antigo Twitter): https://x.com/AmiltonMenezes -> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes
A série O Bom Pastor, ministrada pelo Pr. Guilherme Tartaruga na ICNV Jardim Alvorada, mostra como as Escrituras se referem ao Senhor Deus como sendo o pastor.Neste sermão, o Pr. Guilherme expõe o trecho de 1ª Pedro 5.1-4
TEMPO DE REFLETIR 01685 – 24 de fevereiro de 2026 I Samuel 16:7 – Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. As notícias eletrizaram todo Israel. Foi um dos mais importantes achados arqueológicos dos tempos modernos. Arqueólogos desenterraram um fragmento de pedra com uma referência ao rei Davi. Pela primeira vez, uma fonte fora da Bíblia confirmava o mais famoso rei de Israel. O nome de Davi aparece mais de 1.000 vezes no Antigo e no Novo Testamento – mais do que qualquer outro personagem bíblico. Davi foi pastor de ovelhas, soldado, guerreiro, músico, poeta, compositor, autor, rei e construtor de um império. Ele não somente mudou a história de Israel em seu próprio tempo, mas deixou sua marca naquela nação para sempre. Davi transformou Israel em um poderoso império. Davi conquistou proeminência em um momento singular. Os reinos da Assíria e do Egito estavam em declínio. Davi usou sua experiência militar para reagrupar as forças de Israel. Ele organizou exércitos fortes, bem treinados e transformou-os em uma poderosa máquina de guerra. Sob sua liderança, as fronteiras da nação foram expandidas e os impostos, reduzidos. Houve grande prosperidade. No reino de Davi, Jerusalém foi fundada para ser a capital religiosa e política da nação. Os salmos de Davi revelam sua intensa devoção a Deus. Por vezes, Davi ergue-se até as alturas do êxtase. Outras vezes, ele encontra-se nas masmorras do desespero. Às vezes, alguns dos seus salmos revelam que ele está perdoado, enquanto em outros ele sente a pesada mão da condenação de Deus. Quando Natã, o profeta, confrontou Davi sobre o adultério com Bate-Seba, Davi exclamou: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; e, segundo a multidão das Tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões” (Sl 51:1). Deus fala de novo em nossos dias. Ele nos convida a expressar-Lhe com sinceridade nossas emoções. Ele nos anima a despir nossa alma diante dEle, buscando conhecê-Lo. Nunca poderemos chocá-Lo. Ele nos conclama a acreditarmos que Ele está sempre disponível – porque Ele está! Nas conflitantes emoções interiores e nas circunstâncias mutáveis ao nosso redor, Ele é constante. Podemos contar com isso. Reflita sobre a vida de Davi e ore comigo agora: Senhor Deus e Pai, nossa oração é a mesma do salmista: Compadece-te de todos nós, segundo a Tua bondade e, segundo a multidão das Tuas misericórdias, apaga todos os nossos pecados. Em nome de Jesus, amém! Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir: -> No celular, instale o aplicativo MANAH. -> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: youtube.com/AmiltonMenezes7 -> Tenha os nossos aplicativos em seu celular: https://www.wgospel.com/aplicativos -> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99893-2056 e mande um recadinho pedindo os áudios. -> Participe do nosso canal no TELEGRAM: TELEGRAM AMILTON MENEZES . -> Participe do nosso canal no WhatsApp: WHATSAPP CHANNEL Amilton Menezes . -> Instagram: https://www.instagram.com/amiltonmenezes7/ -> Threads: https://www.threads.net/@amiltonmenezes7 -> X (Antigo Twitter): https://x.com/AmiltonMenezes -> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes
O “BOM DIA, JESUS” é um devocional diário do Inteligência LTDA. para você começar o dia com a benção de Deus.LUIZ SAYÃO, pastor, mestre em Hebraico, teólogo e iluminado, traz palavras de sabedoria e reflexão para que o dia se inicie de uma maneira positiva e cheio de esperança, preparando você para enfrentar todos os obstáculos que cruzam o seu caminho.Todos os dias, às 6 da manhã.
Homilia Padre Tito Paredes, IVE:Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,20-22a.27-28.33-34a.37Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:"Eu vos digo:Se a vossa justiça não for maiorque a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás!'Quem matar será condenado pelo tribunal.Eu, porém, vos digo:todo aquele que se encoleriza com seu irmãoserá réu em juízo.Ouvistes o que foi dito:'Não cometerás adultério.Eu, porém, vos digo:Todo aquele que olhar para uma mulher,com o desejo de possuí-Ia,já cometeu adultério com ela no seu coração.Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos:'Não jurarás falso',mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'.Eu, porém, vos digo:Não jureis de modo algum.Seja o vosso 'sim': 'Sim',e o vosso 'não': 'Não'.Tudo o que for além disso vem do Maligno". Palavra da Salvação.
A série O Bom Pastor, ministrada pelo Pr. Guilherme Tartaruga na ICNV Jardim Alvorada, mostra como as Escrituras se referem ao Senhor Deus como sendo o pastor.Neste sermão, o Pr. Guilherme expõe o trecho de Hebreus 13.20-21.
Só o Senhor é Deus | O Auto do Reino - Musical de Natal by Verbo da Vida Sede
Tema: Quando a Repreensão Não Cala a Voz da FéVersículo:“E muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim.”— Marcos 10:48Reflexão:Qual tem sido a sua reação diante da repreensão das pessoas? Você tem se calado ou tem perseverado na direção de Deus?Texto:Desde a infância, muitos de nós fomos ensinados a “não incomodar”, a manter silêncio, a obedecer sem questionar, muitas vezes por uma educação voltada à conveniência social. Crescemos com medo de desagradar, de causar desconforto ou parecer inconvenientes — até mesmo quando estamos buscando algo justo e necessário.Mas quando olhamos para o exemplo de Bartimeu, o cego à beira do caminho, aprendemos uma lição poderosa. Mesmo diante da multidão que o mandava calar, ele não se intimidou. Pelo contrário, seu clamor aumentou. Ele tinha um objetivo claro: ser curado, ser livre. E ele sabia que a única pessoa capaz de transformar sua vida era Jesus. Então, nada o impediu de levantar a voz.Quantas vezes deixamos de buscar a presença de Deus por medo do julgamento alheio? Quantas vezes silenciamos nossa fé para não parecer “fanáticos”, “exagerados” ou “inconvenientes”? Precisamos aprender com Bartimeu: a necessidade dele o fez clamar, e a fé o fez perseverar.Deus não se incomoda com o nosso clamor — Ele se move por ele. Não se paralise por medo de incomodar. Quando clamamos com fé, rompemos barreiras e tocamos o coração de Deus. Que a nossa voz de fé seja mais forte do que qualquer repreensão do mundo.Pensamento do dia:Será que tenho deixado a opinião dos outros calar meu clamor diante de Deus?Oração:Senhor Deus, muitas vezes me sinto desencorajado por palavras que tentam me silenciar ou me fazer desistir. Mas hoje eu oro pedindo coragem. Que o Teu Espírito Santo me fortaleça para que eu não me cale diante das dificuldades, nem me intimide pelas repreensões. Que, como Bartimeu, eu tenha fé para clamar mais alto, confiando que Tu ouves e respondes ao coração sincero. Em nome de Jesus, amém.Por Ubiratan Paggio#FéQuePersevera #ClameMaisAlto #JesusFilhoDeDavi #DevocionalDiário #AntenadoComDeus@ubiratanpaggio @ubiratan.paggio
TEMPO DE REFLETIR 01628 – 29 de dezembro de 2025 Mateus 11:28-30 – Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve. Nessa exclusiva referência a respeito de Si mesmo como “humilde de coração”, Jesus nos apresenta a chave para o descanso que Ele nos oferece. Vivemos na cultura da “autopromoção”, da “defesa dos próprios direitos”, da “preocupação em ser o primeiro”, de “ganhar por intimidação”, da incansável busca por “tronos” e uma dúzia de outras agendas a serviço do eu. O que não entendemos é que tal atitude é precisamente o que mais destrói nossa paz. Estamos tão ocupados em nos defender, promover-nos ou manipular outros em nosso favor que nos programamos para uma nova guerra a cada dia. Mas o egoísmo pode ser muita coisa, menos algo novo: A Grécia dizia: “Seja sábio, conheça a si mesmo”. Roma ordenava: “Seja forte e se discipline”. O judaísmo insistia: “Seja bom e se ajuste à lei”. O hedonismo seduzia: “Busque o prazer e se satisfaça”. A educação orienta: “Seja hábil, expanda seu universo”. A psicologia motiva: “Seja confiante e se autoafirme”. O materialismo apregoa: “Seja possessivo, realize-se em possuir”. O humanismo ensina: “Seja capaz, creia em si mesmo”. O orgulho afirma: “Seja superior, promova os interesses pessoais”. Jesus Cristo ensinou-nos algo diferente: “Seja altruísta, vença o egoísmo subjugue a inclinação de explorar os outros e ‘tirar vantagem em tudo'. Seja generoso, porque, afinal, são os mansos que herdarão a terra. Quando eu penso neste surpreendente Jesus e em Sua desafiadora atitude, tão em descompasso com nossa natureza, eu não posso deixar de balançar a cabeça e sorrir. Em nossa sociedade ganhe-tudo-o-que-você-pode”, o conceito de vitória sobre o egoísmo e ser aquele que serve é considerado uma piada ou tolice. Paulo, depois de exortar os filhos do reino a nada fazer por partidarismo, considerar os outros superiores a si mesmo, não ter em vista o que é próprio, senão também o que é dos outros (Fp 2:3, 4), desafia-os a nutrir o mesmo sentimento encontrado em Jesus: “Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se, mas esvaziou Se a Si mesmo, vindo a ser servo” (Fp 2:7, NVI). Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora: Senhor Deus e Pai: ajuda-nos em nossa luta contra o eu. Toma conta de nossos impulsos, de nossas emoções e qualquer outro interesse errado. Dependemos inteiramente de Ti. Toma conta de nossa vida, por favor! Em nome de Jesus, amém! Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir: -> No celular, instale o aplicativo MANAH. -> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: youtube.com/AmiltonMenezes7 -> Tenha os nossos aplicativos em seu celular: https://www.wgospel.com/aplicativos -> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99893-2056 e mande um recadinho pedindo os áudios. -> Participe do nosso canal no TELEGRAM: TELEGRAM AMILTON MENEZES . -> Participe do nosso canal no WhatsApp: WHATSAPP CHANNEL Amilton Menezes . -> Instagram: https://www.instagram.com/amiltonmenezes7/ -> Threads: https://www.threads.net/@amiltonmenezes7 -> X (Antigo Twitter): https://x.com/AmiltonMenezes -> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes
“Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim? Será para sempre? Por quanto tempo esconderás de mim o teu rosto? Até quando terei de suportar este sofrimento? Até quando o meu coração se encherá dia e noite de tristeza? Até quando os meus inimigos me vencerão?” Salmos 13:1-2 NTLH Até quando pode ir um sofrimento?Nestes versículos Davi expressa a Deus um sentimento de dor e de esgotamento emocional, como já sem forças para continuar e com a sensação de que o Senhor se esquecera dele.Talvez estes versículos expressem o que muitos hoje estejam sentindo, questionando a Deus e sem forças para continuar. Se Davi perguntasse a si mesmo estas mesmas perguntas ditas a Deus, talvez este fosse o começo do fim, pois o Senhor Sempre esteve com Ele.Até quando vou me sentir-se sozinho e sem perceber a presença de Deus?Até quando não buscarei a face do Senhor?Até quando vou decidir permanecer neste sofrimento? Até quando buscarei motivos para chorar ao invés de sorrir?O que preciso fazer para vencer?No final deste capítulo Davi reconhece o amor de Deus para com ele, capaz de salvá-lo, então passa a lembrar de quem o Senhor é em sua vida, passando a ter confiança de que tudo vai ficar bem.Pergunte a si mesmo:Até quando você dirá até quando?Oração: Senhor muitas vezes nos falta forças para enxergar tudo o que o Senhor já fez, quem és e o que pode fazer, nos ajude a ter a clareza de saber o que em nós necessita ser mudado e a clareza de quem o Senhor é para nós.Em nome de Jesus, Amém !Que você tenha um dia abençoado!Por Ubiratan Paggio#devocionaisdiarios#deusfalacomigo#Salmo13#AteQuando#ComecoDoFim#ubiratanpaggio@ubiratanpaggio@ubiratan.paggio
Homilia Padre Juran Ruan, IVE:Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deusa uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,a uma virgem, prometida em casamentoa um homem chamado José.Ele era descendente de Davie o nome da Virgem era Maria.O anjo entrou onde ela estava e disse:"Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.O anjo, então, disse-lhe:"Não tenhas medo, Maria,porque encontraste graça diante de Deus.Eis que conceberás e darás à luz um filho,a quem porás o nome de Jesus.Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,e o seu reino não terá fim".Maria perguntou ao anjo:"Como acontecerá isso,se eu não conheço homem algum?"O anjo respondeu:"O Espírito virá sobre ti,e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.Por isso, o menino que vai nascerserá chamado Santo, Filho de Deus.Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice.Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril,porque para Deus nada é impossível".Maria, então, disse:"Eis aqui a serva do Senhor;faça-se em mim segundo a tua palavra!"E o anjo retirou-se.Palavra da Salvação.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-3826No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deusa uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,27a uma virgem, prometida em casamentoa um homem chamado José.Ele era descendente de Davie o nome da Virgem era Maria.28O anjo entrou onde ela estava e disse:"Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.30O anjo, então, disse-lhe:"Não tenhas medo, Maria,porque encontraste graça diante de Deus.31Eis que conceberás e darás à luz um filho,a quem porás o nome de Jesus.32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,e o seu reino não terá fim".34Maria perguntou ao anjo:"Como acontecerá isso,se eu não conheço homem algum?"35O anjo respondeu:"O Espírito virá sobre ti,e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.Por isso, o menino que vai nascerserá chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice.Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril,37porque para Deus nada é impossível".38Maria, então, disse:"Eis aqui a serva do Senhor;faça-se em mim segundo a tua palavra!"E o anjo retirou-se.Palavra da Salvação.
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". 34 Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35 O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível". 38 Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.
TEMPO DE REFLETIR 01615 – 16 de dezembro de 2025 Salmo 14:1 – Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. O que você perguntaria a Deus se O encontrasse pessoalmente? Numa pesquisa feita entre norte-americanos, foram apontadas as principais perguntas. Dos entrevistados, 34% perguntariam: “Qual é meu propósito neste mundo?” 19% iriam querer saber: “Existe vida depois da morte?” 16% questionariam: “Por que coisas ruins acontecem?” 7% iriam perguntar: “Existe vida inteligente noutros planetas?” Finalmente, 6% desejariam ter a seguinte resposta: “Quanto tempo eu viverei?” O curioso é que as Escrituras proveem respostas para esse tipo de questões. Pense, por exemplo, nas três primeiras. Não são elas parte dos temas básicos da Bíblia? A dificuldade é que em nossa sociedade “cientificamente orientada” as pessoas abandonaram a única fonte confiável de informação. Muitos buscam respostas nas cisternas falidas do conhecimento humano. O curioso ainda é que a maioria das pessoas aceita teorias fundamentadas meramente na “criatividade humana”, sem qualquer alicerce sólido. Pense na ironia de nosso precário conhecimento. Em 1963, em Dallas, Texas, o presidente John F. Kennedy foi assassinado. O fato ocorreu em plena luz do dia. Foi registrado por centenas de câmeras. Canais de TV e milhares de observadores, incluindo os bem treinados olhos de centenas de policiais e agentes do serviço secreto americano, estavam lá. Curiosamente, até hoje não se sabe exatamente o que aconteceu. Foi o presidente Kennedy assassinado por uma bala apenas? Ou será que outra bala o feriu, vinda de outra direção? Havia apenas um atirador agindo sozinho? O assassino foi mesmo Lee Oswald, ou o crime foi uma conspiração da CIA ou do FBI, envolvendo Cuba e a máfia? Há ainda os que pensam que Kennedy não morreu. Em outras palavras, algumas décadas depois de um fato publicamente testemunhado, “debaixo do nariz” de tantas pessoas, os especialistas se dividem sobre o que realmente aconteceu. Não é curioso, contudo, que haja tanto “consenso científico” quando tratamos de eventos com um grau de complexidade infinito como é a origem do Universo e da vida, ocorridos em um passado tão distante de nós? Livros, documentários, revistas e cientistas parecem saber “sem qualquer dúvida” todos os pormenores. Nossos experts ensinam aos estudantes, jovens e crianças todos os detalhes de uma teoria que parece um dogma. O que me impressiona é que muitos não têm dúvida de nada. Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora: Senhor Deus e nosso Pai: que tenhamos a humildade de buscar na Tua Palavra as respostas seguras para as nossas mais angustiantes perguntas. Encha o nosso coração e mente com o Teu Espírito! Por favor! Em nome de Jesus, amém! Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir: -> No celular, instale o aplicativo MANAH. -> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: youtube.com/AmiltonMenezes7 -> Tenha os nossos aplicativos em seu celular: https://www.wgospel.com/aplicativos -> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99893-2056 e mande um recadinho pedindo os áudios. -> Participe do nosso canal no TELEGRAM: TELEGRAM AMILTON MENEZES . -> Participe do nosso canal no WhatsApp: WHATSAPP CHANNEL Amilton Menezes . -> Instagram: https://www.instagram.com/amiltonmenezes7/ -> Threads: https://www.threads.net/@amiltonmenezes7 -> X (Antigo Twitter): https://x.com/AmiltonMenezes -> Facebook: facebook.com/AmiltonMenezes
O nascimento do Príncipe da Paz O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz; habitavam numa terra de sombras e uma luz brilhou para eles. Acrescentaste a alegria, ó Senhor , aumentaste o júbilo. Rejubilam diante de ti como se alegram no tempo das ceifas, como rejubilam ao repartirem os despojos. Tal como outrora com o jugo dos madianitas , também agora quebras o jugo da opressão que pesa sobre o teu povo, a vara que lhes rasga os ombros e o bastão do capataz de trabalhos forçados. A bota inimiga que pisa o solo com arrogância e a capa enrolada , tingida de sangue, serão queimadas e pasto do fogo. É que um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. Deus colocou a soberania sobre os seus ombros. Os seus títulos são: Conselheiro maravilhoso, Deus forte, Pai para sempre, Príncipe da paz. Ele vai alargar o seu domínio e governar em paz total, sobre o trono de David e sobre o seu reino. Vai estabelecê-lo e consolidá-lo com a justiça e o direito, desde agora e para sempre. É isto mesmo o que vai realizar o Senhor do Universo, com todo o zelo. O Senhor lançou a sua sentença contra os descendentes de Jacob, ela caiu sobre o reino de Israel. Leitura bíblica em Isaías 9:1-7 Ler Isaías 9 faz-nos sentir a dureza da vida do povo de Israel: opressão, medo, incerteza. E, no entanto, quando tudo parecia sombra e desânimo, Deus prometeu dar uma luz ao Seu povo, um novo começo. Haveria de ser uma escolha improvável, nascida num local não menos improvável. Isaías descreve essa esperança com títulos que nenhum rei da terra podia carregar: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Não são apenas nomes bonitos, mas títulos que apontam para alguém que ultrapassa a própria história. Embora Israel esperasse um libertador militar, Deus escolheu um bebé, uma vida frágil, para estabelecer o Seu reino; não à força da espada, mas pela presença viva do Emanuel, o “Deus connosco”. Uns bons 700 anos se passaram e Mateus faz-nos o relato da chegada dessa esperança: cumprindo o que Isaías havia dito, a luz chegou ao Mundo na pessoa de Jesus. E no presépio vemos este contraste impressionante: o Deus Forte torna-Se criança; o Pai da Eternidade entra no tempo; o Príncipe da Paz chega a um mundo conturbado e repleto de tribulações. Seria fácil pensar, olhando para a realidade de hoje, que afinal ainda andamos em trevas, que Cristo não terá sido suficiente. Afinal de contas as guerras não deixaram de existir; a tensão gerada pelo ódio uns pelos outros e, especialmente, ao que é diferente de nós, está mais evidente do que nunca… Jesus, o Príncipe da Paz, não veio simplesmente aliviar as circunstâncias, mas veio transformar o nosso coração e reconciliar-nos com Deus. A paz que Ele traz não é ausência de problemas, mas antes a presença de Deus no meio deles. É uma paz que cresce à medida que o Seu reino avança, enquanto esperamos o dia em que fará novas todas as coisas. Ao olharmos para o Advento devemo-nos lembrar que a nossa esperança não é só um aconchego emocional, mas antes a confiança firme na fidelidade de Deus, que já cumpriu a Sua promessa em Cristo e ainda a há de cumprir plenamente. Neste Advento, que saibamos olhar para o mundo – e para nós próprios – à luz desta esperança. Se Cristo é o Príncipe da Paz, então somos enviados como instrumentos dessa paz: no que dizemos e como o fazemos; nos gestos e ações que praticamos. A verdadeira paz toma forma quando reconhecemos o reinado de Cristo em nós e nos dispomos a ser canais dessa paz junto dos que vivem perto de nós. Oração: Senhor Deus e Pai, que a luz do Teu Filho ilumine o meu caminho neste dia. Ensina-me a viver na paz que Ele traz e ajuda-me a ser instrumento dessa paz onde estiver. Amém. - Tiago Silva Neste tempo pede a Deus força para esperar com confiança. Agradece pela alegria que Ele coloca no teu dia. Entrega-Lhe aquilo que te preocupa. Pergunta: o que queres que eu faça hoje para viver mais perto de Ti?
Homilia Padre Valdinei Santos, IVE:Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38Naquele tempo,no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deusa uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,a uma virgem, prometida em casamentoa um homem chamado José.Ele era descendente de Davie o nome da Virgem era Maria.O anjo entrou onde ela estava e disse:"Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensarqual seria o significado da saudação.O anjo, então, disse-lhe:"Não tenhas medo, Maria,porque encontraste graça diante de Deus.Eis que conceberás e darás à luz um filho,a quem porás o nome de Jesus.Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,e o seu reino não terá fim".Maria perguntou ao anjo:"Como acontecerá isso,se eu não conheço homem algum?"O anjo respondeu:"O Espírito virá sobre ti,e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.Por isso, o menino que vai nascerserá chamado Santo, Filho de Deus.Também Isabel, tua parenta,concebeu um filho na velhice.Este já é o sexto mêsdaquela que era considerada estéril,porque para Deus nada é impossível".Maria, então, disse:"Eis aqui a serva do Senhor;faça-se em mim segundo a tua palavra!"E o anjo retirou-se.Palavra da Salvação.
Naquele tempo, 26 no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". 34 Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35 O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível". 38 Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.
"Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado Eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de Mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de Mim tal coisa, porque aos que Me honram honrarei, porém os que Me desprezam serão desprezados."I Samuel 2:3"Portanto, Eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniquidade não vos servirá de tropeço.Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei." Ezequiel 18:30-32
A série O Bom Pastor, ministrada pelo Pr. Guilherme Tartaruga na ICNV Jardim Alvorada, mostra como as Escrituras se referem ao Senhor Deus como sendo o pastor.Neste sermão, o Pr. Guilherme expõe o trecho de João 10.1-21.
Leitura Bíblica Do Dia: SALMO 61 Plano De Leitura Anual: JEREMIAS 22–23; TITO 1 Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: Existem várias famílias de gansos canadenses com filhotes no lago próximo do nosso condomínio. Os pequeninos gansos são tão fofos que é difícil não os observar quando vou passear ou correr ao redor daquele lago. Mas aprendi a evitar o contato visual e a ficar longe dos gansos; caso contrário, corro o risco de um papai ganso protetor suspeitar que sou uma ameaça e me perseguir! A imagem de um pássaro protegendo seus filhotes é uma daquelas que as Escrituras usam para descrever o amor protetor e terno de Deus por Seus filhos (SALMO 91:4). Davi parece ansiar por esse cuidado de Deus (SALMO 61). Ele havia experimentado o refúgio divino: “és meu refúgio e minha fortaleza” (61:3), mas em desespero clamava agora: “dos confins da terra”, implorando que: “[o levasse] à rocha alta e segura” (v.2). Davi ansiava novamente por Deus, por estar “seguro sob o abrigo de tuas asas” (v.4). Ao entregar a Deus sua dor e desejo de ser curado, Davi consolou-se em saber que o Senhor o ouviu (v.5). Por causa da fidelidade divina, ele sabia que “[cantaria] para sempre louvores” ao Senhor Deus (v.8). Como o salmista, quando nos sentirmos distantes do amor de Deus, podemos correr aos Seus braços, para termos a certeza de que, mesmo em nossa dor, o Senhor está conosco, protegendo, amparando e cuidando-nos tão ferozmente quanto uma mãe pássaro protege os seus filhotes. Por: MONICA LA ROSE
LEITURA BÍBLICA DO DIA: ISAÍAS 26:1-4 PLANO DE LEITURA ANUAL: ISAÍAS 41–42; 1 TESSALONICENSES 1 Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: Abri as persianas em uma manhã de inverno; deparei-me com uma visão chocante: névoa. “Névoa congelante”, foi a previsão do tempo. Ela é rara onde moramos e veio com uma surpresa ainda maior: a previsão de céu azul e sol “em uma hora”. “Impossível. Mal conseguimos enxergar algo a nossa frente”, disse ao meu marido. Mas sim, em menos de uma hora, a névoa sumiu, o céu abriu-se em azul claro e ensolarado. Junto à janela, ponderei sobre minha confiança quando vejo apenas neblina na vida. Perguntei ao meu marido: “Confio em Deus somente por aquilo que posso ver?” Quando o rei Uzias morreu e alguns governantes corruptos chegaram ao poder em Judá, Isaías fez pergunta semelhante. Em quem podemos confiar? Deus respondeu dando a Isaías uma visão tão notável que o convenceu de que Ele pode ser confiável no presente para dias melhores à frente. Isaías louvou: “Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti” (ISAÍAS 26:3). E acrescentou: “Confiem sempre no Senhor, pois o Senhor Deus é a Rocha eterna” (v.4). Quando nossa mente está centrada em Deus, podemos confiar nele mesmo em tempos confusos e encobertos. Talvez não vejamos isso claramente, mas se confiamos em Deus, temos a certeza de que a Sua ajuda está a caminho. Por: PATRICIA RAYBON
Leitura Bíblica Do Dia: 1 CRÔNICAS 28:2-3, 6-12 Plano De Leitura Anual: SALMOS 120–122; 1 CORÍNTIOS 9 Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: Depois de arrecadar dinheiro o ano todo para uma “viagem inesquecível”, um grupo de alunos formandos de uma escola chegou ao aeroporto e descobriu que muitos deles haviam comprado passagens de uma empresa falsa que se passava por uma companhia aérea. “É de partir o coração”, disse um administrador escolar. No entanto, mesmo tendo que mudar os planos, os alunos decidiram aproveitar o momento ao máximo. Eles apreciaram dois dias de atrações ao redor com ingressos doados. Lidar com planos fracassados ou alterados pode ser decepcionante e desolador. Especialmente quando já investimos tempo, dinheiro ou emoção no planejamento. O rei Davi tinha o desejo de “construir um templo” para Deus (1 CRÔNICAS 28:2), mas o Senhor lhe disse: “Você não construirá um templo em honra ao meu nome […]. Seu filho Salomão construirá meu templo e meus pátios…” (vv.3,6). Davi não se desesperou. Ele louvou a Deus por tê-lo escolhido para ser o rei de Israel e deu a Salomão os planos do Templo para serem concluídos (vv.11-13). Ao fazer isso, ele o encorajou: “Seja forte e corajoso e faça o trabalho. […] o Senhor Deus, meu Deus, está com você” (v. 20). Quando nossos planos falham, não importa o motivo, podemos entregar a nossa decepção a Deus “pois ele cuida de [nós]” (1 PEDRO 5:7). Com Sua graça Ele nos ajudará a lidar com nossas decepções. Por: ALYSON KIEDA
Oro Por Você 02835 – 28 de Junho de 2025 Senhor Deus, neste momento recebo com prazer Tua presença no coração e na minha mente. […]
Até quando você vai ficar em cima do muro?
Leitura Bíblica Do Dia: Isaías 26:1-6 Plano De Leitura Anual: Juízes 11–12; Lucas 6:1-26 Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: Os pesquisadores queriam ajudar os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a dormir melhor. Eles mediram os efeitos dos auxílios ao sono em voluntários num ambiente simulado de UTI, com intensa iluminação hospitalar, gravações de áudio de máquinas bipando e enfermeiros falando. A pesquisa mostrou que as máscaras de sono e os tampões de ouvido melhoraram o descanso dos pacientes. Mas reconheceram que o sono tranquilo ainda seria difícil para os pacientes realmente doentes numa UTI. Quando nosso mundo está conturbado, como podemos encontrar o descanso? A Bíblia é clara: há paz para os que confiam em Deus, independentemente de suas circunstâncias. O profeta Isaías escreveu sobre um tempo futuro em que os antigos israelitas seriam restaurados após o sofrimento. Eles viveriam seguros em sua cidade, porque saberiam que Deus a tinha tornado segura (ISAÍAS 26:1). Eles confiariam que Ele estava operando ativamente no mundo ao redor deles para trazer o bem: “Ele humilha os orgulhosos”, elevando os oprimidos e fazendo justiça (vv.5-6). Eles saberiam que “o Senhor Deus é a Rocha eterna”, e poderiam confiar nele para sempre (v.4). Deus pode conceder paz e descanso para nós também. Podemos descansar na certeza de Seu amor e poder, não importa o que esteja acontecendo. Por: Karen Pimpo
Leia e medite em Jeremias capítulo 29."Então Me invocareis, e ireis, e orareis a Mim, e Eu vos ouvirei.E buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes com todo o vosso coração." Jeremias 29:12-13
ORO POR VOCÊ – 2738 Senhor Deus, quero viver bem cada dia com o qual me presenteias. Para isso, contudo, sei que preciso morrer para […]
ORO POR VOCÊ – 2735 Senhor Deus, ajuda-me a pôr minha vida em ordem. Quero que sempre ocupes o primeiro lugar. Ajuda-me a tirar todo […]
"O Espírito do Senhor Deus está sobre Mim; porque o Senhor Me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-Me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;A apregoar o Ano aceitável do Senhor e o Dia da Vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que Ele seja glorificado." Isaías 61:1-3
"O que ANDA NA RETIDÃO TEME AO SENHOR, mas o que se desvia de SEUS CAMINHOS O DESPREZA." Provérbios 14:2"HORRENDA COISA É CAIR NAS MÃOS DO DEUS VIVO." Hebreus 10:29-31"Ora, o fim do Mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida." I Timóteo 1:5"Conservando a FÉ, e a BOA CONSCIÊNCIA, a qual alguns, REJEITANDO, FIZERAM NAUFRÁGIO NA FÉ. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não BLASFEMAR." I Timóteo 1:19-20
Comece a agradar a Deus a partir desta quarta-feira participando do JEJUM DE DANIEL. "NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na Terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração." Salmos 37:1-4
"Dize-lhes: VIVO EU, diz o SENHOR DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?" Ezequiel 33:11 "Digo-vos que assim haverá alegria no Céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lucas 15:7
"Disse-lhe Jesus: EU SOU a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca irá morrer. Crês tu isto?" João 11:25-26 "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:16-17 "Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis." Ezequiel 37:4-5