POPULARITY
Devocional Quaresma «Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos. Batizem-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo quanto eu tenho mandado. E saibam que estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» Mateus 28:19-20 Como alguém que escreve para ganhar a vida, sei que as frases iniciais e finais têm de ser impactantes. Elas têm de causar impacto. O evangelho de Mateus termina com esta frase de Jesus: «E eis que estou convosco todos os dias, até ao fim dos tempos.» Talvez, à primeira vista, não pareça a frase mais impressionante ou memorável. No entanto, Mateus escolhe terminar com ela, destacando assim o seu significado. Os discípulos iriam enfrentar uma intensa perseguição nos meses seguintes. E Jesus estava a garantir-lhes que estaria com eles até ao fim. Fisicamente, Jesus estaria a ascender ao Pai. Mas enviaria o Espírito Santo, que habitaria nos discípulos para sempre. Esta era uma promessa para os discípulos. E é uma promessa para nós hoje. Jesus está sempre connosco através do Espírito Santo que habita em nós. Sempre e para sempre. Bendita certeza, Jesus é meu. A caminho de casa Em que situações preciso lembrar que Jesus está comigo? Como isso vai mudar a situação? Ou como vai mudar-me para enfrentar melhor essa situação? Oração Deus Trino, Pai, Filho e Espírito Santo! Eu louvo um Deus magnífico e poderoso. Também louvo um Deus que me ama o suficiente para estar comigo. Sempre. Até ao fim. Tu nunca me deixarás nem me abandonarás. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Os onze discípulos partiram para a Galileia e foram para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, adoraram-no, mas alguns ainda duvidavam. Então Jesus aproximou-se deles e declarou: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos. Batizem-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo quanto eu tenho mandado. E saibam que estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» Mateus 28:16-20 A passagem que lemos é intitulada "A Grande Comissão". Embora seja um título apropriado, não sei se ele resume totalmente o chamado de Jesus aos discípulos. Muitas vezes pensamos nesta passagem como um chamado para compartilhar as boas novas, algo externo à nossa vida diária. E, embora isso seja verdade, é também um chamado para servir e um chamado para nos doarmos. É uma extensão natural da nossa vida em Cristo. O site Desiring God coloca isso da seguinte forma: «Quando a nossa vida Nele é saudável e vibrante, não apenas ansiamos por continuar a aprofundar as nossas raízes Nele, mas também por estender os nossos ramos e levar a Sua bondade a outras pessoas.» O autor também se refere ao «discipulado» como algo mais do que apenas falar a verdade. É também partilhar a vida, como Paulo escreve aos tessalonicenses: «Estávamos dispostos a partilhar convosco não só o evangelho de Deus, mas também a nós mesmos» (1 Tessalonicenses 2:8). Pessoalmente, gosto da abordagem mais abrangente. Não é uma desculpa para nos impedir de partilhar o Evangelho. É uma extensão do motivo pelo qual o fazemos e da forma como o partilhamos. A caminho de casa Quem é que Deus está a colocar no meu coração para partilhar a Sua verdade? Estou a dar-me aos outros e a permitir que o Evangelho seja uma extensão da minha vida em Cristo? Oração Deus de amor, agradeço-Te pela Tua graça para com todos os pecadores. Especialmente um pecador como eu. Obrigado por eu poder compartilhar as boas novas da alegria e paz abundantes que derramaste na minha vida. Sou abençoado por ser uma bênção. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Enquanto as mulheres iam a caminho, alguns soldados que tinham estado de guarda ao túmulo voltaram para a cidade e foram contar aos chefes dos sacerdotes tudo o que tinha acontecido. Então os chefes dos sacerdotes reuniram-se em conselho com os anciãos e resolveram dar uma grande soma de dinheiro aos soldados e recomendar-lhes: «Digam que os discípulos dele vieram de noite e roubaram o corpo, enquanto vocês dormiam. Se o governador chegar a saber do assunto, nós o convenceremos e faremos com que não vos incomodem com isso.» Os soldados aceitaram o dinheiro e fizeram como lhes tinha sido dito. Foi assim que este boato se espalhou entre os judeus e continua até hoje. Mateus 28:11-15 O maior encobrimento. Era isso que os inimigos de Jesus procuravam fazer. Eles criaram um plano ardiloso, subornaram os soldados e espalharam rumores através de uma vasta e poderosa rede. E, no entanto, apesar da sua influência e astúcia, foi a maior ironia: os principais sacerdotes e os seus comparsas, através do seu plano fraudulento, estavam a aceitar inadvertidamente que o túmulo estava vazio. As pessoas podem tentar o que quiserem para esconder a verdade ou fugir dela. Mas Deus tem a última palavra. Ele é o Deus soberano, omnisciente e todo-poderoso. A Sua verdade prevalece. A Sua verdade liberta-nos. A única maneira de conhecermos a verdade não é apenas a evidência esmagadora de que a ressurreição foi historicamente precisa. A única maneira de nos convencermos plenamente da verdade é através de um relacionamento pessoal com Jesus. A caminho de casa Tento esconder-me da verdade através da minha agitação ou distração? Tenho um relacionamento pessoal com Cristo que me convence da verdade? Oração Pai Celestial, obrigado pela Tua soberania. Apesar da corrupção e perversão do sistema mundial atual e dos poderes constituídos, Tu reinas vitorioso. A Tua verdade prevalecerá. Posso confiar em Ti e apoiar-me em Ti sempre. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Elas afastaram-se do túmulo a toda a pressa, atemorizadas, mas cheias de alegria, e foram a correr levar a notícia aos discípulos. Nisto, o próprio Jesus foi ao encontro delas e saudou-as. Então aproximaram-se dele, agarraram-se-lhe aos pés e adoraram-no. Jesus disse-lhes: «Não tenham medo! Vão ter com os meus irmãos e digam-lhes que vão para a Galileia e que lá me hão de ver.» Mateus 28:8-10 As mulheres não conseguiam acreditar no que tinham visto. Ou melhor, no que não tinham visto. Não havia corpo no túmulo. O anjo disse-lhes que Jesus tinha ressuscitado. Seria verdade? Elas correram para contar aos discípulos, com uma mistura de entusiasmo e medo a correr nas veias. Foi então que Jesus se encontrou com elas. As mulheres não estavam no momento perfeito da sua fé. As Escrituras referem que elas ainda estavam com medo. Mas Jesus encontrou-se com elas exatamente onde elas estavam. Ele não esperou por um momento em que a sua fé estivesse no nível máximo. Ele encontrou-se com elas enquanto elas ainda estavam a tentar compreender tudo o que tinham vivido. Tudo o que as mulheres puderam fazer em resposta foi prostrar-se diante Dele em adoração. A caminho de casa Sinto que preciso ter uma vida perfeita e uma fé perfeita antes de poder ter um relacionamento verdadeiro com Jesus? Qual é a minha resposta quando Jesus me encontra no meu estado de necessidade? Oração Deus da graça, venho a Ti em adoração porque Tu me encontras exatamente onde estou. Tu conheces o meu coração e sabes que nunca farei as coisas 100% certas. Mas é por isso que enviaste o Teu Filho para morrer por mim — porque todos nós pecamos e estamos aquém da Tua glória. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma O anjo disse então às mulheres: «Não tenham medo. Eu sei que procuram Jesus que foi crucificado. Não está aqui, pois ressuscitou conforme ele mesmo tinha dito. Venham cá ver o lugar onde ele estava.» Mateus 28:5-6 O anjo cumprimenta as mulheres assustadas no túmulo vazio. Quando reflito sobre as palavras do anjo, verdades mais profundas ressoam em mim. O anjo não está simplesmente lá como um anfitrião numa exposição. Adoro o seu comentário perspicaz: «Eu sei que vocês estão à procura de Jesus». De certa forma, não é isso que todos nós estamos a fazer? Somos todos peregrinos na jornada da vida. Alguns de nós encontraram Jesus, mas ainda têm um caminho a percorrer para descobri-Lo mais profundamente. Outros ainda não descobriram a doce alegria de conhecê-Lo. De qualquer forma, a resposta está no túmulo vazio. Ele é a ressurreição e a vida para todos os que O procuram. O anjo convida as mulheres a «vir e ver». Cada pessoa que O procura descobre Jesus através de uma experiência pessoal. Tem de ser uma relação individual: o meu pecado pelo Seu perdão. Tenho de ir ter com Jesus, tal como sou, sem nenhuma súplica, mas com o Seu sangue derramado por mim. A caminho de casa Onde estou na minha jornada de busca por Deus? Preciso «vir e ver»? Oração Pai, obrigado por colocares esse vazio em forma de Deus no meu coração. Nada que eu tenho e nada que eu faço pode preencher esse vazio. Então, eu simplesmente venho a Jesus. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Depois do sábado, quando já rompia a manhã de domingo, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo. De repente houve um grande tremor de terra, porque um anjo do Senhor desceu dos céus, rodou para o lado a pedra da entrada do túmulo e sentou-se nela. O seu rosto brilhava como um relâmpago e a sua roupa era branca como a neve. Os soldados que estavam de guarda, ao verem-no, começaram a tremer de medo e ficaram como mortos. O anjo disse então às mulheres: «Não tenham medo. Eu sei que procuram Jesus que foi crucificado. Não está aqui, pois ressuscitou conforme ele mesmo tinha dito. Venham cá ver o lugar onde ele estava. E agora vão depressa dizer aos discípulos: Ele já ressuscitou e vai à vossa frente para a Galileia. É lá que o hão de ver. Era isto o que eu tinha para vos dizer.» Elas afastaram-se do túmulo a toda a pressa, atemorizadas, mas cheias de alegria, e foram a correr levar a notícia aos discípulos. Mateus 28:1-8 E pensávamos que o poder das mulheres era um fenómeno recente. Acredito que Deus era um defensor da igualdade de direitos desde o momento em que criou Adão e Eva (status igual, mas papéis distintos). Mas, na passagem de hoje, vemos como Deus pega nas normas sociais e as descarta com um aceno de mão. Não foi coincidência serem as mulheres a descobrir o túmulo vazio. Foi Deus quem ordenou isso. Foi Deus a dizer-nos que as mulheres são valiosas para o Seu reino. Foi Deus a tomar a ordem mundial e a virá-la de cabeça para baixo. Culturalmente, as mulheres da época deviam permanecer em segundo plano. Mas Deus restaura-as ao seu papel legítimo como participantes importantes no Seu reino. Ele dá às mulheres no túmulo a importante missão de serem as Suas primeiras testemunhas. A caminho de casa Eu consigo ver as mulheres como parte fundamental do reino de Deus na Terra? Oração Pai Celestial, obrigado pelo lugar de honra que o Senhor concedeu às mulheres na Tua Palavra. Eu agradeço ao Senhor ver, ouvir e capacitar as mulheres com uma importante missão no Teu reino. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
In this episode of Double Tap Weekend, Steven Scott spotlights the 41st CSUN Assistive Technology Conference in Anaheim, with exclusive interviews from our reporters on the ground, Shelley and Scott. Julia Santiago explains the origins and mission of CSUN, highlighting its role as a global forum for accessibility and inclusive technology. Scott explores the BlindShell Classic 3 phone, featuring proprietary apps like Observo for image recognition, Luna for AI-powered assistance, and Tandem for remote support and video calls. We also meet Beacon Street Innovations, who are revolutionising Braille displays with compact, multi-line, and cost-effective designs aimed at improving employment opportunities for blind adults. Additionally, RightHear introduces its talking signage system, combining beacons and visual markers to enhance orientation and independence in public spaces, while Hans from Be My Eyes celebrates an incredible milestone of 1 million blind users and 10 million volunteers worldwide. Relevant Links CSUN Assistive Technology Conference: https://www.csun.edu/cod/conference BlindShell USA: https://www.blindshell.com/us Beacon Street Innovations: https://www.beaconstreetinnovations.com RightHear: https://www.right-hear.com Be My Eyes: https://www.bemyeyes.com ----Follow on:YouTube: https://www.doubletaponair.com/youtubeX (formerly Twitter): https://www.doubletaponair.com/xInstagram: https://www.doubletaponair.com/instagramTikTok: https://www.doubletaponair.com/tiktokThreads: https://www.doubletaponair.com/threadsFacebook: https://www.doubletaponair.com/facebookLinkedIn: https://www.doubletaponair.com/linkedin Subscribe to the Podcast:Apple: https://www.doubletaponair.com/appleSpotify: https://www.doubletaponair.com/spotifyRSS: https://www.doubletaponair.com/podcastiHeadRadio: https://www.doubletaponair.com/iheart About Double TapHosted by the insightful duo, Steven Scott and Shaun Preece, Double Tap is a treasure trove of information for anyone who's blind or partially sighted and has a passion for tech. Steven and Shaun not only demystify tech, but they also regularly feature interviews and welcome guests from the community, fostering an interactive and engaging environment. Tune in every day of the week, and you'll discover how technology can seamlessly integrate into your life, enhancing daily tasks and experiences, even if your sight is limited."Double Tap" is a registered trademark of Double Tap Productions Inc. Hosted by Simplecast, an AdsWizz company. See pcm.adswizz.com for information about our collection and use of personal data for advertising.
Devocional Quaresma O anjo disse então às mulheres: «Não tenham medo. Eu sei que procuram Jesus que foi crucificado. Não está aqui, pois ressuscitou conforme ele mesmo tinha dito. Venham cá ver o lugar onde ele estava.» Mateus 28:5-6 O túmulo vazio. A morte não conseguiu detê-Lo. Ele ressuscitou. O nosso Deus venceu o pecado e a morte. Reflete sobre as palavras da canção "In Christ Alone" (Em Cristo só). Em Cristo só espero eu, É minha força, luz, canção. A Rocha é que Deus me deu, Em tempestade é firme chão. Que grande amor, profunda paz! Na luta o temor desfaz. Consolador, tudo é para mim. Firme no amor de Cristo estou. Em Cristo só, o eterno Deus, Menino veio aqui viver. Amor, perdão, trouxe aos Seus, Que O recusaram receber. Quando foi morto o Senhor, Sofreu a ira e a dor. Pois meu pecado carregou, Por Sua morte vivo estou. O corpo Seu no chão ficou, A escuridão ali reinou. Mas em poder ressuscitou Com vida e glória triunfal. Agora a mim vitória traz, Pecado não me prende mais. Em Cristo estou e d'Ele sou, Pois com Seu sangue me comprou. A morte já não traz terror, Pelo poder de Cristo em mim. A minha vida é do Senhor Que a guiará até ao fim. O mal jamais conseguirá Tirar-me da Sua forte mão. Até voltar ou me chamar, Firme estou no Seu poder. A caminho de casa Acredito que o poder da ressurreição de Cristo está a agir em mim através do Seu Espírito Santo? O que isso significa para a minha vida? Oração Deus Todo-Poderoso, Tu derrotaste a morte e venceste o pecado. De uma vez por todas. Ensina-me a viver à luz do Teu sacrifício e no poder da Tua ressurreição. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma No dia seguinte de manhã, que era sábado, os chefes dos sacerdotes e os fariseus foram ter com Pilatos e disseram: «Senhor governador, lembrámo-nos que aquele impostor, quando ainda vivia, afirmou: “Passados três dias, hei de ressuscitar.” Por isso, dê ordens para que o túmulo seja guardado com segurança, até ao terceiro dia. Caso contrário, os discípulos são capazes de ir roubar o corpo e dizer depois ao povo que ele ressuscitou! E esta última mentira seria ainda pior do que a primeira.» Pilatos disse-lhes: «Têm aí soldados. Vão e guardem o túmulo como vos parecer melhor.» Eles então foram e puseram um selo na pedra que tapava a entrada do túmulo, deixando lá os soldados de guarda. Mateus 27:62-66 Um homem morto, onze discípulos que desapareceram da cena e duas mulheres que ficaram em segundo plano. De alguma forma, esse grupo diversificado representava uma ameaça para os poderosos sumos sacerdotes, fariseus e até mesmo Pilatos. A insegurança tomou conta deles, levando-os a tomar medidas adicionais para proteger o túmulo de Jesus. Mas sabemos como isso terminou. Quando Deus decreta que o túmulo está vazio, ele está vazio. Nada pode impedir os planos de Deus. Nenhuma arma forjada contra nós pode prosperar. Deus cumpre as Suas promessas. Desde o Génesis, há mais de 300 profecias sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus. E Ele cumpriu todas elas. Deus cumpre a Sua Palavra. Nada pode impedir o Seu caminho. A caminho de casa Onde está o meu foco hoje? Está nas minhas circunstâncias sem saída ou no meu Deus que ressuscitou dos mortos? Oração Deus poderoso, muitas vezes costumo ficar desiludido com portas fechadas e becos sem saída. Os meus olhos veem o que está à minha frente: os poderes que estão a ficar mais poderosos às custas dos outros. Mas ajuda-me a acreditar que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que Te amam e que foram chamados por Ti. Senhor, és um Deus que cumpre a Sua Palavra. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Ao entardecer, apareceu um homem rico, natural de Arimatéia, chamado José, que também se tornara discípulo de Jesus. Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos mandou-lho entregar. Então José pegou no corpo, envolveu-o num lençol limpo, e pô-lo no seu túmulo novo que tinha mandado cavar na rocha. Depois rodou uma grande pedra para fechar a entrada e foi-se embora. Mateus 27:57-60 Aqui está um homem rico e poderoso a entrar na narrativa. José de Arimatéia era membro do conselho do governo. Provavelmente tinha tudo a seu favor: riqueza, poder, prestígio e influência. No entanto, arriscou tudo por Jesus. Arriscou a sua reputação. Apresentou-se numa altura em que ainda era perigoso, em que ainda podia ser ridicularizado, ou mesmo punido. No entanto, José de Arimatéia não apresentou desculpas. Ele expressou o seu amor através de ações. Pode acontecer um momento na nossa vida em que somos chamados a sair das sombras e fazer algo corajoso e grandioso por Deus. Isso pode envolver um risco que nunca imaginamos correr. Mas quando Deus nos chama, Ele nos equipa. A caminho de casa O que Deus está a pedir de mim hoje? Consigo ouvir a Sua voz acima da dissonância na minha vida? Estou disposto a dar um grande passo fora da minha zona de conforto por Ele? Oração Pai, ajuda-me a lembrar e a ser encorajado pelo facto de que a Tua graça é suficiente para todas as situações. Às vezes, sinto-me mais confortável escondido nas sombras, reticente na minha fé, preferindo não correr riscos. Mas Tu não me chamaste para estar confortável. Tu chamaste-me para pegar na minha cruz e seguir-Te. Oro para que o Teu Espírito me convença e me dê força. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma O oficial romano e os soldados que estavam de guarda a Jesus, ao sentirem o tremor de terra e tudo o mais que aconteceu, ficaram cheios de medo e diziam: «Este homem era realmente o Filho de Deus!» Mateus 27:54 A magnitude da crucificação de Jesus refletiu-se na natureza. A escuridão cobriu a terra, o solo tremeu violentamente, as rochas quebraram-se. Alguém que testemunhou isso não consideraria todos estes sinais como uma mera coincidência. A natureza ecoava a devastação total do momento. O centurião e os seus companheiros ficaram aterrorizados, finalmente reconhecendo que Jesus era o Filho de Deus. Mas reconhecer esse facto e colocar a sua fé em Jesus são duas coisas totalmente diferentes. Na verdade, até Satanás reconhece que Jesus é o Filho de Deus. O que se faz com esse reconhecimento é o que determina a nossa vida aqui e para sempre. A natureza testemunha o glorioso poder de Deus. Em Romanos 1, Paulo escreve: «Pois desde a criação do mundo, as qualidades invisíveis de Deus — o seu poder eterno e natureza divina — têm sido claramente vistas, sendo compreendidas a partir do que foi feito, de modo que as pessoas não têm desculpa.» Não nos limitemos a exclamar: «Certamente, ele era o Filho de Deus». Digamos com alegria que certamente Ele é o meu Deus. A caminho de casa O que estou a fazer com o que sei sobre Deus? Isso está a mudar a maneira como vivo? Oração Deus misericordioso, às vezes fico preso ao conhecimento intelectual. Ele não se traduz em conhecimento do coração. Não permito que a Tua verdade me transforme. Perdoa-me por ser insensível e descuidado com a Tua Palavra. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Naquele momento, a cortina do templo rasgou-se ao meio, de alto a baixo. A terra tremeu e as rochas estalaram. Mateus 27:51 Que momento tão dramático. A cortina do templo rasgou-se em dois. A cortina — que separava o Santo dos Santos dos fiéis — era um pedaço de tecido pesado. De acordo com relatos históricos, tinha entre 13 e 18 metros de comprimento e cerca de 10 centímetros de espessura. Não era um pedaço de tecido frágil. E rasgou-se de cima a baixo. O rasgar da cortina foi sobrenatural e apontou para o facto de que a morte de Jesus nos dá — a humanidade quebrada e pecadora — o direito de entrar no Santo dos Santos e ter um relacionamento com Deus. Talvez devêssemos perguntar a nós mesmos atrás de que tipo de cortinas ou véus nos escondemos. O que nos impede de entrar numa comunhão íntima com Deus? Será que o meu passado é muito obscuro? Ou que primeiro preciso colocar as coisas em ordem? Será que a cortina é o facto de eu ainda estar apaixonado por todas as coisas mundanas? Precisamos acreditar que a cortina já foi rasgada. Hebreus 10:19-20 diz que os fiéis entram no santuário pelo «sangue de Jesus, pelo caminho novo e vivo que ele abriu para nós através do véu, isto é, através da sua carne». A carne de Jesus foi rasgada para que todos pudessem entrar no santuário mais íntimo. Enquanto quisermos manter a cortina fechada, nunca seremos capazes de ver a beleza do Senhor. A caminho de casa O que me impede de entrar no Santo dos Santos? Atrás de que cortina me escondo? Estou a aproximar-me do trono da graça com confiança? Oração Deus Pai, obrigado por teres amado tanto o mundo que deste o Teu único Filho. Obrigado por Ele se ter tornado o véu que foi rasgado para que pudéssemos entrar no Santo dos Santos. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Ao concluirmos a seção sobre as palavras de Jesus na cruz, vamos dedicar alguns minutos à arte esquecida da meditação cristã. Não se trata de esvaziar a mente. Nem de repetir palavras sem sentido. Trata-se de meditar na Palavra de Deus. Significa refletir e habitar nessa Palavra, guardando-a nos nossos corações. Não se trata de um ascetismo místico e moderno. É disso que Davi falou nos Salmos quando disse que "bem-aventurado" é aquele que "se deleita na lei do Senhor e medita na sua lei dia e noite" (Salmos 1:2). Hoje, dedique alguns minutos a rever as últimas palavras de Jesus que lemos nas últimas sete meditações. Ouça ou cante em voz alta este hino escrito por Isaac Watts: Ao contemplar a rude cruz, em que por mim morreu Jesus, minha vaidade e presunção eu abandono com contrição. Em nada quero me gloriar, salvo na cruz de dor sem par. Humilde, sacrificarei tudo que desagrada ao Rei. De Sua fronte, pés e mãos vem um amor que faz irmãos. Unem-se nEle dor e amor, a coroar o Redentor. Se eu fosse o mundo Lhe ofertar Ele o iria desprezar; Seu grande amor vem requerer minha alma, a vida e todo o ser. Oração Pai Celestial, penso nestas palavras: "Alguma vez tal amor e tristeza se encontraram?" Nunca houve, e nunca haverá, uma combinação tão comovente e poderosa de amor e sacrifício. O Calvário foi um marco histórico. Nunca me deixes perder de vista a profundidade do Teu sacrifício ao enviar Jesus como o Cordeiro Pascal Perfeito que me redime para sempre. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Refletimos sobre a sétima frase de Cristo em Lucas 23:46: " Jesus clamou em alta voz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". Tendo dito isto, expirou". A declaração final. Não foi grandiosa. Não foi uma proclamação do tipo «Eu consegui». Não foi um discurso teológico. Era a confiança simples de um Filho num Pai bom e bondoso. Era Jesus a mostrar-nos o que significa confiar em Deus a 100%. Era Jesus a mostrar-nos como renunciou ao Seu direito de viver. Era Jesus a mostrar-nos como morrer. O Dr. William Barclay escreve: «Jesus morreu com uma oração nos lábios. “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Era Salmos 31:5 com uma palavra acrescentada: Pai. Isto mostrava que, após o Seu grito: «Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?», Jesus voltava agora a dirigir-se a Deus como «Pai», restabelecendo a intimidade dentro da Trindade. Ele morreu em perfeita paz, entregando-se Àquele que melhor conhecia.» A caminho de casa O que Deus está a pedir-me para Lhe entregar? Estou a confiar um futuro desconhecido a um Deus conhecido? Oração Deus Pai, obrigado pela intimidade com o Pai que Cristo demonstrou naquele último momento na cruz. Obrigado pela paz com que Ele soprou o Seu último fôlego – a paz que está prontamente disponível para todos os que crêem. Ajude-me a confiar em Ti para o amanhã e para toda a eternidade. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Refletimos sobre a sexta frase de Cristo em João 19:30: " Depois de beber, Jesus disse: "Está consumado". Com isso, inclinou a cabeça e entregou o seu espírito". Estas palavras — "Está consumado" — são uma declaração de vitória. Jesus usa uma sintaxe bastante incomum. A gramática correta teria sido: "Foi consumado". No entanto, Jesus compromete deliberadamente a Sua gramática para declarar que o efeito do Seu sacrifício é para sempre. Ele é para hoje. O Seu sacrifício é para hoje, tanto quanto foi para ontem. Jesus completou a missão para a qual veio. Foi completada com perfeição. Ele derramou a Sua vida até à morte. Ele tornou possível que a humanidade pecadora tivesse um relacionamento eterno com um Deus Santo. Nada precisa ser acrescentado a isso. Nenhuma boa obra. Nenhum sacrifício adicional. Esta foi a maior vitória da humanidade. A vitória sobre o pecado e a morte. A caminho de casa Acredito que tenho vitória sobre o pecado por causa da cruz? Ou, de alguma forma, sinto que não sou forte o suficiente para resistir às ondas de corrupção que o mundo traz? Apego-me à cruz não apenas para a salvação, mas para o triunfo diário sobre o pecado? Oração Deus Pai, por vezes caio em pecados repetitivos. Esqueço-me de que Tu conquistaste a vitória. Ajuda-me a compreender que «está consumado». Tudo o que faço é aceitar esse dom e descansar naquilo que Tu realizaste. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Refletimos sobre a quinta frase de Cristo em João 19:28: " Mais tarde, sabendo que tudo já estava consumado, e para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: "Tenho sede". Jesus estava pendurado naquela viga de madeira, lutando para respirar. Ele sabia que o fim estava próximo e gritou em agonia física: «Tenho sede». Porquê? Talvez houvesse razões teológicas profundas. Talvez Ele se estivesse a referir ao anseio da Sua alma para que as pessoas entrassem no reino. Acho, porém, que, nesse momento, Ele estava apenas gritando com os lábios ressecados e expressando a Sua humanidade. Sim, Ele era totalmente Deus. Mas também era totalmente homem. Ele suportou a tortura na Sua carne. Ele sofreu como homem para libertar toda a humanidade. Aquele que é a Água Viva agora expressa a Sua sede desesperada. Jesus aceita a Sua necessidade de beber. Ele renuncia ao Seu direito de ser invulnerável para alcançar uma humanidade ferida. A caminho de casa Estou a agir como se tivesse tudo sob controlo? Percebo que ser vulnerável não me torna fraco? Vou à fonte da Água Viva para derramá-la sobre a vida dos outros? Oração Jesus, fico admirado ao lembrar-me de como Te tornaste vulnerável por minha causa. Que Tu, a Água Viva, manifestasses a Tua sede para que eu pudesse identificar-me mais plenamente contigo. Sofreste como homem. Experimentaste cada golpe, cada chicotada, cada prego como homem. Caio em admiração. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Refletimos sobre a quarta frase de Cristo em Mateus 27:46 : "Por volta das três da tarde, Jesus gritou em alta voz: "Eli, Eli, lema sabachthani?" (que significa "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?")". Este grito de abandono é algo que nunca compreenderemos totalmente. Foi um grito dentro do Ser da Trindade Divina. Jesus estava tão marcado pelo pecado de todo o mundo, passado, presente e futuro, que Deus, o Pai, teve de desviar o rosto do Seu amado Filho. Na minha opinião, Ele não suportava ver a depravação do mundo assumida pelo santo e imaculado Cordeiro de Deus. Esta é a única vez que Jesus se refere ao «Pai» como «Deus». Acho que nunca saberemos a dinâmica daquele momento. Mas, nessas palavras, a desolação total que Jesus experimentou transparece claramente. Jesus experimentou a ira que nós merecíamos ao carregar os nossos pecados. Jesus renunciou ao Seu direito de intimidade com o Seu Pai. Esta foi a razão pela qual chorou e orou no Jardim do Getsêmani. No entanto, por baixo de tudo isso, está o facto de que Jesus suportou a cruz, desprezando a Sua vergonha pela «alegria que lhe estava reservada». A caminho de casa Permito que a solidão e o abandono da cruz tomem conta do meu coração? Oração Jesus, nunca serei capaz de compreender aquele momento exato em que, na escuridão, proferiste aquele grito de abandono. Mas, por causa da solidão que experimentaste, nunca terei de caminhar sozinho. Sou acolhido porque foste abandonado. Sou perdoado porque foste condenado. Graça maravilhosa, como é possível? Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Refletimos sobre a terceira frase de Cristo em João 19:26-27 : "Quando Jesus viu a sua mãe ali e o discípulo que ele amava ao lado dela, disse à sua mãe: "Mulher, eis o teu filho", e ao discípulo: "Eis a tua mãe". A partir daquele momento, o discípulo a acolheu na sua casa. Enquanto Jesus estava pendurado na cruz, as Suas palavras, até então, tinham sido focadas nos outros. Ele pediu perdão para os Seus executores. Ele acolheu o ladrão no reino. E na leitura de hoje, Ele cuida da Sua mãe, Maria, e do Seu discípulo João. Mesmo sob tortura e humilhação, Jesus não se concentrou em Si mesmo. Ele queria garantir que a Sua mãe ficaria bem cuidada. (É um facto bem estabelecido que o marido de Maria, José, já tinha falecido nessa altura) Jesus queria dar ao Seu amado discípulo João o importante papel de cuidar de Maria. Mesmo na cruz, Jesus libertou-se daquilo que Lhe era mais querido: a Sua mãe e o Seu amigo íntimo. A caminho de casa A quê ou a quem estou a agarrar-me com demasiada força? Deus está a convencer-me de que devo libertar alguém ou algo e confiar Nele para essa submissão? Oração Pai, sei que me agarro demasiado a certas pessoas e certas ideias de como a vida deve ser. Sim, às vezes é assustador libertá-las, mas ajuda-me a lembrar que estou a entregar estas coisas ou pessoas ao Deus que enviou o Seu único Filho ao Calvário por minha causa. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Refletimos sobre a segunda frase de Cristo em Lucas 23:43: "Jesus respondeu-lhe: «Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso". O ladrão na cruz ao lado de Jesus ouviu os gritos Dele pedindo perdão àqueles que O estavam a crucificar. Ele sabia que havia algo diferente no homem que estava pendurado ao seu lado. Não sabemos qual foi o ponto de viragem, mas o ladrão diz-lhe: «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.» A palavra «reino» é fundamental. O ladrão, um "bandido" comprovado, reconheceu que o homem ferido, espancado e pendurado numa cruz de madeira era o Rei. Ele depositou a sua fé nesse rei improvável. E Jesus aceitou esse criminoso condenado num instante. Jesus renunciou ao Seu direito à correção social. Ele abandona qualquer noção do que é socialmente aceitável ou considerado moralmente correto. O ladrão depositou a sua fé em Jesus. E Jesus trocou os trapos imundos do ladrão por vestes de justiça. Sem cobrar nenhuma taxa de transação. Sem fazer perguntas. A caminho de casa Estou a agarrar-me a algum senso desagradável do que é "socialmente aceitável" para Deus? Subconscientemente, considero algumas pessoas "irremediáveis"? O que posso fazer para compreender verdadeiramente que a salvação é um dom gratuito para TODOS os que crêem? Oração Pai Celestial, obrigado pelas palavras tranquilizadoras de Jesus ao ladrão. Não eram apenas palavras vazias. Jesus selou a promessa que fez com o Seu sangue. Obrigado por Ele ter abandonado o senso de correção social para mostrar a Sua graça. Ajuda-me a fazer o mesmo. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Refletimos sobre a primeira frase de Cristo em Lucas 23:34: " Jesus disse: «Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem". Mesmo quando os pregos estavam a ser cravados nas Suas mãos e pés, Jesus dizia estas palavras. A cada golpe do martelo nos Seus punhos. Os soldados romanos estavam arrependidos? Os fariseus expressaram algum remorso? Eles ofereceram um pedido de desculpas? Não. No entanto, Jesus oferece perdão. Perdão unilateral ou perdão de um único lado. Ele não precisava que eles se arrependessem ou pedissem perdão. Ele mostra-nos o que significa abrir mão dos Seus direitos. Até mesmo o Seu direito de retaliação. Ao fazer isso, Ele morre livre de ressentimento. Ele disse as palavras em voz alta para nos mostrar o que significa libertar as pessoas do domínio da raiva e, por sua vez, libertar-nos da pressão da amargura. A caminho de casa A quem preciso perdoar, assim como Cristo me perdoou? Estou disposto a abrir mão do meu direito de retaliação? Estou confiando em Deus para justificar-me e à minha causa? Oração Pai Celestial, sei que posso ser facilmente influenciado pelo medo. Muitas vezes, Pai, não mereço o perdão que ofereces tão generosamente por meio do Teu Filho. Oro para que me ajudes a abrir mão do meu direito de estar certo e do meu direito de retribuição. Ajuda-me a compreender que, quando liberto as pessoas com o perdão, estou, na verdade, a libertar-me para viver uma vida mais plena e livre. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Quando iam a caminho, encontraram um homem de Cirene chamado Simão e obrigaram-no a levar a cruz de Jesus. Mateus 27:32 Ele é mencionado apenas de passagem. No entanto, é mencionado pelo seu nome na Bíblia: Simão de Cirene. Embora tenha sido forçado pelos soldados romanos a carregar a cruz, será que ele também acabou por decidir voluntariamente ajudar Jesus? Ao carregar a cruz de Jesus, Simão de Cirene foi a última pessoa a ajudar Jesus. Sem saber, ele seguiu o ensinamento de Jesus de que quem quiser segui-Lo deve carregar a sua cruz. Neste caso, pode não ter sido a cruz de Simão, mas mesmo assim custou-lhe algo. Provavelmente foi ridicularizado e vaiado. Talvez tenha sido chicoteado pelos soldados romanos. A cruz era, claro, pesada e o caminho, longo. No entanto, ele caminhou com Jesus. E Jesus caminhou com ele. Por ter sido a última pessoa a ajudar Jesus, Simão é recordado. Sem dúvida, a vida de Simão deve ter mudado para sempre. Simão viu Jesus de perto, ferido e machucado, mas colocando um pé cambaleante na frente do outro. E sem proferir uma palavra de protesto. Não havia como ele sair daquele encontro, sem ter mudado. A caminho de casa Estou disposto a ser levado para uma narrativa muito maior do que eu havia planeado? Estou disposto a carregar a minha cruz e seguir Jesus por caminhos inesperados? Confio que Ele caminhará ao meu lado? Oração Jesus, fico maravilhado com a Tua força e graça ao percorrer o caminho para o Gólgota. Mesmo naquele momento, acredito que deste. Deste a Simão uma oportunidade de ter um encontro profundamente pessoal contigo. Teceste a história dele na Tua história maior. Mudaste a vida de um visitante anónimo de Jerusalém ao incluí-lo na narrativa da maior história de amor da história. Amém. Vamos afastar-nos de Mateus por alguns dias para refletir sobre as sete palavras de Jesus na cruz — palavras que encontramos nos quatro evangelhos. Estas palavras enriqueceram profundamente a fé cristã e, ano após ano, as igrejas reúnem-se na Sexta-feira Santa para refletir sobre as sete palavras de Jesus. Algumas das sete reflexões a seguir são pensamentos partilhados por importantes oradores e autores cristãos. Vale a pena repeti-las. Elas exigem uma reflexão. Exigem uma mudança no coração e uma mudança na vida. «Não foram os pregos que mantiveram Jesus naquela cruz miserável; foi a Sua resolução incondicional, por amor ao Seu Pai, de fazer a vontade do Pai — e foi o Seu amor por pecadores como eu.» — D.A. Carson Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Os soldados do governador levaram Jesus para o pátio do palácio do governador e a tropa juntou-se toda em volta dele. Tiraram-lhe a roupa e cobriram-no com uma capa vermelha. Fizeram uma coroa de espinhos entrançados e puseram-lha na cabeça. Colocaram-lhe uma cana na mão direita e ajoelhavam-se diante dele, a fazer troça, dizendo: «Viva o rei dos judeus!» Cuspiam-lhe, tiravam-lhe a cana e davam-lhe com ela na cabeça. Depois de troçarem dele, tiraram-lhe a capa vermelha e tornaram a vestir-lhe a roupa. Por fim, levaram-no para o crucificarem. Mateus 27:27-31 Às vezes, precisamos apenas parar por um momento e deixar que a dura verdade penetre em nós. A passagem de hoje não requer explicações ou conclusões importantes. Ela requer uma reflexão profunda e sincera sobre tudo o que Jesus suportou por mim. Ela requer que eu não ignore a brutalidade daquele dia, há 2000 anos. Exige que eu permita que o Espírito Santo escave a dureza do meu coração. Cerca de 200 soldados reuniram-se em torno do Filho de Deus com o único objetivo de humilhá-Lo e torturá-Lo. Leste que eles O açoitaram? Não era um chicote comum. Pedaços de metal e ossos estavam presos a ele. Muitos criminosos condenados morreram ao serem açoitados, pois a sua carne foi literalmente rasgada em pedaços. Leste que eles O golpearam na cabeça repetidamente? Com um bastão. Na cabeça. Repetidamente. Leste que eles O ridicularizaram? Depois de O exibirem com uma túnica escarlate, colocaram uma coroa de espinhos na Sua cabeça. Gritaram palavras de ódio e cuspiram Nele. A passagem de hoje não requer explicações ou conclusões importantes. Requer uma reflexão profunda e sincera sobre tudo o que Cristo suportou por mim. A caminho de casa Será que me tornei indiferente na minha reflexão sobre o sofrimento de Cristo? Será que permito que o ódio e a dor daquele dia mudem quem eu sou e a quem pertenço hoje? Oração Senhor Jesus, não consigo compreender a tortura e a humilhação que passaste por mim. Mas o meu coração responde com gratidão. És perfeito e adorável. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Quando Pilatos estava sentado no tribunal, a sua mulher mandou-lhe este recado: «Não te metas no assunto desse homem, que está inocente. Sofri muito a noite passada, num sonho, por causa dele.» Entretanto, os chefes dos sacerdotes e os anciãos convenceram o povo a pedir a Pilatos para soltar Barrabás e dar a morte a Jesus. O governador perguntou então ao povo: «Qual destes dois querem que vos solte?» Eles responderam: «Barrabás!» Pilatos tornou a perguntar: «E que hei de fazer de Jesus, chamado o Cristo?» «Crucifica-o!», gritaram todos. Pilatos insistiu: «Mas que crime cometeu ele?» O povo, porém, gritava cada vez mais: «Crucifica-o!» Pilatos vendo que nada conseguia e que o povo ainda podia revoltar-se, mandou vir água, lavou as mãos diante de todos e disse: «Não serei eu o responsável pela morte deste homem! O assunto é vosso.» Mateus 27:19-24 A cena de Pilatos lavando as mãos diante da multidão está gravada na nossa mentalidade cultural. Pilatos sabia no seu coração — e através dos avisos da sua esposa — que Jesus era inocente das acusações contra Ele. Mas havia pouco que ele pudesse fazer para convencer a multidão enfurecida a libertar Jesus. Ele tentou e tentou novamente. E, finalmente, desistiu. Mas não sem antes tentar isentar-se de responsabilidade. Ele era um homem poderoso numa posição poderosa. Pilatos sabia que tomar uma atitude firme — e fazer a coisa certa — colocaria a sua posição e o seu poder em risco. Então, ele escolheu o caminho de menor resistência; ele agiu como uma Suíça neutral do século I e não tomou uma posição a favor de Jesus. Na busca por poder, prestígio e posição, há vítimas — a mais significativa delas é o nosso carácter. A caminho de casa Em que áreas da minha vida preciso tomar uma posição a favor de Jesus? Onde o mundo tem mais prioridade do que a minha adoração? Deus está revelando alguma área da minha vida em que tenho sido “neutro”? Oração Senhor, peço desculpa pelas vezes em que fui indiferente à minha fé. Ajuda-me a não deixar que a minha reputação, a minha posição ou a minha esfera de influência tenham precedência sobre a minha fé. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Jesus estava de pé diante do governador e este começou a interrogá-lo: «Tu és o rei dos judeus?» Jesus respondeu: «Tu o dizes.» Mas, quando os chefes dos sacerdotes e os anciãos fizeram acusações contra ele, Jesus não respondeu nada. Pilatos perguntou-lhe: «Não ouves todas estas acusações que fazem contra ti?» E Jesus continuou a não responder nem uma palavra, de modo que o governador estava muito admirado. Mateus 27:11-14 Aquele que é o nosso Defensor não se defendeu. Aquele que é o nosso Intercessor não falou por Si mesmo. Aquele que é o nosso Escudo e a nossa Fortaleza não tentou proteger-se. Ele escolheu ser vulnerável para que pudéssemos ter a vitória. Pilatos está diante do Rei mais improvável, dividido entre o que deve fazer e a pressão da multidão lá do lado de fora. O governador romano vai e volta entre a multidão beligerante e Jesus. Ele parece agitado. Em contraste, Jesus permanece em perfeita serenidade. Ele sabe exatamente o que vai acontecer e está firme na Sua decisão de seguir em frente. No evangelho de João, Pilatos pergunta a Jesus: «Não sabes que tenho poder para te libertar ou para te crucificar?» Jesus está completamente à vontade quando responde: «Não terias poder sobre mim se não te tivesse sido dado.» Jesus descansava na soberania de Deus. Embora fosse totalmente humano, Ele não permitiu que dúvidas e medos O assaltassem, nem se tentou livrar do julgamento com palavras. Em vez disso, confiou que o Seu Pai estava no controlo perfeito. Ele viu o panorama geral. O panorama realmente é muito amplo. Ele viu as coisas de uma perspectiva eterna e entregou a Sua vida por nós. A caminho de casa Estou descansando na soberania de Deus? Ou temo pelo meu futuro? Permito que Deus seja meu Defensor ou sinto a necessidade de me defender constantemente? Oração Pai Celestial, obrigado pelo exemplo de Jesus, que permaneceu em silêncio diante das autoridades. Obrigado por Ele nos mostrar o que significa confiar na Tua soberania e descansar nas Tuas promessas. Obrigado pelo melhor presente de todos — a vida eterna em Jesus. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Os chefes dos sacerdotes pegaram nas moedas e disseram: «Como isto é preço de sangue, é contra a nossa lei deitá-lo na caixa das ofertas.» Tiveram pois uma reunião e resolveram comprar o Campo do Oleiro, a fim de servir de cemitério para estrangeiros. É por isso que esse campo se chama «Campo de Sangue», até ao dia de hoje. Assim se cumpriram aquelas palavras do profeta Jeremias: E pegaram nas trinta moedas de prata, o preço daquele que foi avaliado pelo povo de Israel, e deram-nas pelo Campo do Oleiro, conforme o Senhor me ordenou. Mateus 27:6-10 Sempre li a passagem sobre os sumos sacerdotes a comprarem o Campo do Oleiro de forma superficial. Recentemente, porém, o absurdo da situação chamou-me a atenção. É quase ridículo o quão equivocado e distorcido era o pensamento dos sumos sacerdotes. Eles não queriam colocar o dinheiro do sangue no tesouro, pois isso era «contra a lei». Em vez disso, usaram-no para um investimento imobiliário. Os sumos sacerdotes são exemplos clássicos do que significa seguir a letra da lei, mas continuar a vida com uma dureza implacável no coração. Eles estavam preocupados em parecer justos, mas não se importavam realmente em ser justos. Preferiam a distração ao arrependimento. Às vezes, só queremos marcar todas as caixas que nos fazem parecer de uma determinada maneira. Não permitimos que Deus trate a raiz do problema ou nos transforme de dentro para fora. O inimigo adora manter-nos nesta bolha de ilusão para que não nos ajoelhamos diante de Deus. A caminho de casa Em que áreas estou simplesmente a seguir os padrões do mundo e a viver numa auto-justiça equivocada? Estou mais preocupado com a forma como as minhas ações são vistas por fora ou com a forma como posso mudar por dentro? Oração Pai Celestial, ajuda-me a reservar tempo para estar na Tua presença e permitir que a Tua luz brilhe na minha vida. Revela-me as áreas em que posso mudar pelo poder do Teu Espírito Santo. Ajuda-me a nunca esconder o meu pecado sob camadas de distração, ocupação ou atos insensatos de hipocrisia. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma De manhã cedo, os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo reuniram-se em conselho para combinarem como haviam de dar a morte a Jesus. E levaram-no preso para o entregarem a Pilatos, governador romano. Quando Judas, o traidor, viu que Jesus tinha sido condenado, encheu-se de remorsos e foi entregar as trinta moedas de prata aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos . E confessou: «Pequei ao entregar um inocente à morte.» Eles replicaram: «Que temos nós com isso? O problema é teu!» Então Judas atirou as moedas de prata para dentro do templo, depois afastou-se dali e foi-se enforcar. Mateus 27:1-5 Que passagem sombria. O veredicto é proferido. Jesus é amarrado e levado. E, de repente, Judas fica cheio de remorso pelo que fez. Ele tenta aliviar a sua culpa devolvendo as 30 moedas de prata. Ele tenta assumir o seu pecado, mas confessa-o às pessoas erradas. Ao tentar suprimir a sua culpa, ele comete um grande erro: não busca o perdão de um Deus misericordioso. Ele tenta "consertar" o seu pecado à sua maneira. Ele decide tomar as rédeas da situação. Incluindo a sua própria vida. O remorso e o arrependimento pelo pecado são apenas pontos de partida. O verdadeiro quebrantamento e confissão diante de Deus é onde reside o perdão – e a liberdade que se segue. A Bíblia diz que, quando confessamos o nosso pecado, Deus é fiel para nos purificar de toda a injustiça. Uma vida pecaminosa é apenas uma vida à espera de ser redimida. A caminho de casa Estou a tentar consertar os meus erros nos meus próprios termos? Estou a aproximar-me de Deus com um coração quebrantado pelo meu pecado? Lembro-me de que a depravação do meu pecado nunca pode superar a profundidade da graça de Deus? Oração Pai Celestial, ajuda-me a lembrar que nunca poderei reparar o meu problema com o pecado. Ajuda-me a lembrar que nunca poderei esgotar a Tua graça, por mais extensos que sejam os meus erros. No arrependimento e no descansar em Ti está a minha salvação. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Pedro estava sentado lá fora no pátio. Nisto, uma criada aproximou-se dele e disse: «Tu também estavas com Jesus, o homem da Galileia!» Mas Pedro negou na frente de todos: «Não sei o que estás a dizer!» Quando ele se dirigia ao portão, uma outra criada reparou nele e disse aos que ali estavam: «Este homem andava com Jesus de Nazaré!» Pedro tornou a negar e até jurou que não conhecia tal homem! Daí a pouco, os que lá se encontravam chegaram-se para mais perto de Pedro e disseram-lhe: «Não há dúvida que és um deles, pois até a tua maneira de falar o mostra.» Pedro começou a jurar: «Que Deus me castigue, se eu conheço esse homem!» Nesse instante um galo cantou. Pedro lembrou-se então de Jesus lhe ter dito: «Antes do cantar do galo, já tu me terás negado três vezes.» E saiu dali para fora a chorar amargamente. Mateus 26:69-75 Hoje, lemos a conhecida história da negação de Pedro. Cada vez que lhe perguntam se conhecia Jesus, Pedro torna-se mais veemente na sua rejeição. Pedro, que anteriormente tinha professado que daria a vida por Jesus, agora assusta-se com uma serva. Quando o galo canta, Pedro lembra-se – a convicção no seu coração é imediata. Ele chora amargamente. Embora a passagem não mencione isso, Pedro torna-se a primeira grande voz do Evangelho. Por baixo do seu erro estavam os braços de Jesus. Pedro permitiu que a convicção do pecado o atingisse e permitiu que o perdão o levantasse novamente. Penso no versículo: «embora tropece, ele não cairá, pois o Senhor o sustenta com a sua mão» (Salmos 37:24). Este era Pedro. E este era o seu Deus fiel. Os nossos menores erros e falhas e os nossos maiores e mais sombrios pecados — nada disso está além da redenção de Deus. A caminho de casa Às vezes sinto que Deus não pode perdoar-me de um determinado pecado? Sinto que, mesmo que Deus me perdoe, não consigo perdoar-me a mim mesmo? E se Deus estiver a dizer-me que o passado foi apagado e que colocou um novo espírito dentro de mim? Oração Deus Pai, obrigado pela Tua graça e perdão. Não mereço a segunda, terceira, às vezes centésima oportunidade que me dás. És fiel e levantas-me das cinzas e colocas uma nova canção nos meus lábios. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Os que prenderam Jesus levaram-no para casa do sumo sacerdote Caifás, onde os doutores da lei e os anciãos estavam reunidos. Pedro ia seguindo Jesus à distância, até à entrada da casa do sumo sacerdote. Depois entrou no pátio e sentou-se ao pé do pessoal da casa para ver como é que aquilo terminava. Os chefes dos sacerdotes e todos os membros do tribunal procuravam encontrar um falso testemunho contra Jesus, a fim de o condenarem à morte. Mas não conseguiram encontrar nenhum, embora se tivessem apresentado muitas pessoas a jurar falso. Apresentaram-se, por fim, duas outras testemunhas que afirmaram: «Este homem disse: “Posso destruir o templo de Deus e reconstruí-lo em três dias.”» O sumo sacerdote levantou-se e interrogou Jesus: «Tu não respondes nada sobre a acusação que estas pessoas te fazem?» Mas Jesus continuava calado. Então o sumo sacerdote intimou-o: «Ordeno-te, em nome do Deus vivo, que nos declares se és o Messias, o Filho de Deus!» Jesus respondeu: «Tu o disseste. Mas digo-vos mais: De agora em diante hão de ver o Filho do Homem sentado à direita de Deus todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.» Ao ouvir isto, o sumo sacerdote rasgou a roupa, como protesto, e gritou: «Ele ofendeu a Deus! Que necessidade temos nós de mais provas? Agora mesmo acabam de ouvir a ofensa contra Deus. Que vos parece?» E os membros do tribunal exclamaram: «É réu de morte!» Então alguns começaram a cuspir-lhe na cara e a dar-lhe bofetadas. Outros batiam-lhe Mateus 26:57-67 Em poucas horas, Jesus experimentou a dor e a injustiça que ninguém deveria passar. Principalmente o único homem sem pecado que já existiu. Ele foi traído por Judas, preso por uma multidão, abandonado pelos Seus discípulos, negado por Pedro, levado a um tribunal que O bombardeou com perguntas provocadoras e falsas acusações. Ele foi atacado, vendado, cuspido, esbofeteado e espancado. E tudo isso aconteceu antes de carregar a cruz até o Gólgota. Nós não temos um Sumo Sacerdote incapaz de sentir compaixão por nós. Jesus foi testado e tentado de todas as maneiras — e ainda assim não cometeu pecado. Quando passamos por momentos difíceis, seria superficial proclamar que “Deus não entende”. Porque Ele entende. Ele passou por todas as batalhas físicas, espirituais e emocionais que existiam — e saiu vitorioso. A caminho de casa Às vezes sinto que Deus simplesmente não "entende"? O que preciso lembrar nessas ocasiões? Pelo que posso louvar a Deus hoje? Oração Jesus, Tu passaste por todas as formas de sofrimento por minha causa. Obrigado por hoje estares sentado à direita do Pai e intercederes por nós. Obrigado por compreenderes. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Mas tudo isto acontece para que se cumpra o que os profetas dizem na Escritura. Então os discípulos deixaram-no e fugiram todos. Mateus 26:56 De forma repentina, todos os discípulos desapareceram. Eles fugiram para salvar as suas vidas. Olhando para trás, sob a perspectiva do século XXI, é fácil rotular esses discípulos como cobardes ou desertores. Mas será que somos diferentes deles? O que os levou a se separarem? Eles entraram em pânico quando a pressão aumentou e perderam de vista o eterno. O visível e o tangível inundaram-nos de medo. Afinal, não era assim que as coisas deveriam ter acontecido, eles provavelmente raciocinaram. O seu mestre e Senhor, a quem seguiram por três anos, havia prometido um novo reino. A prisão por uma multidão enfurecida não estava no plano. Nós também permitimos que as circunstâncias se tornem excessivamente importantes e que Deus se torne insignificante. Tememos o desconhecido. Tomamos decisões precipitadas em vez de confiar num Deus que é sempre oportuno. A caminho de casa O que faço quando me deparo com o desconhecido? Entro em pânico? Ou concentro-me e confio no que sei ser a verdade sobre Deus? Oração Pai, peço que troques o meu medo do desconhecido por uma profunda confiança num Deus soberano. Desejo andar mais perto de Ti, para que a fé supere o medo e eu aprenda a andar em paz. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Jesus questionou-o: «Amigo, que vieste cá fazer?» Então os homens avançaram, deitaram a mão a Jesus e prenderam-no. Nisto, um dos que estavam com Jesus puxou da espada e feriu o criado do sumo sacerdote, cortando-lhe uma orelha. Jesus corrigiu-o: «Torna a pôr a tua espada na bainha, porque todos os que se servem da espada à espada morrerão. Julgas que eu não podia pedir auxílio a meu Pai ? Se lho pedisse ele mandava-me, agora mesmo, mais de doze legiões de anjos ! Mas nesse caso, como é que se havia de cumprir a Escritura ? Não diz ela que é assim mesmo que deve acontecer?» Naquele momento, Jesus dirigiu-se à multidão: «Saíram com espadas e paus para me prender, como se eu fosse um ladrão. Tenho estado todos os dias a ensinar no templo e não me prenderam! Mas tudo isto acontece para que se cumpra o que os profetas dizem na Escritura.» Então os discípulos deixaram-no e fugiram todos. Mateus 26:50-56 A quietude da noite foi quebrada. A paz que tomava conta do Jardim do Getsêmani foi perturbada. Uma multidão de homens furiosos, carregando tochas e armas, chegou com um único objetivo: prender o Filho de Deus. Houve uma confusão e um dos discípulos cortou a orelha de um soldado. Perguntas agressivas foram feitas a Jesus. A multidão então «agarrou Jesus e prendeu-o». No meio deste caos, está Jesus – um exemplo perfeito de poder sob controlo. Ele mostra-nos o que é verdadeiramente a mansidão. Não é fraqueza. Como Jesus diz, Ele poderia facilmente ter chamado anjos para O ajudar. No entanto, Ele escolhe não fazê-lo. Apesar do que as circunstâncias externas aparentam – um grupo de pescadores e o seu mestre intimidados por um grande grupo de homens armados – Jesus estava em perfeito controlo da situação. O Deus Todo-Poderoso e Soberano estava a demonstrar que o verdadeiro poder se manifesta quando se abre mão dos próprios direitos por um propósito maior. Jesus estava a abrir mão voluntariamente não apenas dos Seus direitos, mas da Sua própria vida. A caminho de casa De que maneiras posso demonstrar mansidão? Posso abrir mão dos meus direitos quando é para a glória de Deus? Oração Deus Salvador, o que é o homem para que te importes com ele? O filho do homem para que te preocupes com ele? Tu nos amaste o suficiente para renunciar aos Teus direitos. Tu nos amaste o suficiente para te submeteres a indignidades brutais e tortura. Tu demonstraste poder perfeito através da Tua mansidão. Ajuda-me a renunciar aos meus direitos à luz do Teu sacrifício. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Por fim voltou para junto dos discípulos e disse-lhes: «Continuam ainda a dormir e a descansar? Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se, vamos embora! Já aí vem aquele que me vai atraiçoar.» Ainda Jesus estava a falar, quando chegou Judas, um dos doze discípulos. Trazia com ele muita gente armada de espadas e paus. Tinham sido mandados pelos chefes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. O traidor combinara com eles o seguinte sinal: «Aquele a quem eu cumprimentar com um beijo, é ele: prendam-no.» Logo que Judas chegou ao pé de Jesus disse-lhe: «Olá, Mestre!» E deu-lhe um beijo. Jesus questionou-o: «Amigo, que vieste cá fazer ?» Então os homens avançaram, deitaram a mão a Jesus e prenderam-no. Mateus 26:45-50 Foi a maior das traições – um homem sem pecado sendo entregue à morte por alguém que afirmava ser Seu amigo e seguidor. Mas, em tudo isto, o que realmente me impressiona é a declaração de Jesus a Judas quando ele chegou acompanhado por uma multidão de homens furiosos e equivocados. Jesus simplesmente diz: «Faz o que vieste fazer, amigo.» Ele chama Judas de «amigo». Não acredito que Jesus tenha usado esse termo levianamente. Este é um Deus de amor. A Bíblia diz em Romanos que, enquanto ainda éramos Seus inimigos, Deus nos reconciliou consigo mesmo através da morte do Seu Filho. A Bíblia Mensagem diz assim: «Quando estávamos no nosso pior momento, fomos colocados em termos amigáveis com Deus pela morte sacrificial do seu Filho». Jesus chama-nos de amigos, mesmo quando pecamos. Vejamos isto como um chamado para louvá-Lo por um amor que nunca compreenderemos totalmente. Jesus chama-nos de amigos, mesmo quando continuamos a pecar contra Ele. A caminho de casa Como vejo o meu papel na narrativa da reconciliação? Sinto que trago algum elemento de justiça ao acordo que “ajuda” o meu caso? Ou sei que se trata apenas de um Deus misericordioso que aceita um pecador como amigo? Oração Pai Celestial, o Teu Espírito leva-me ao arrependimento, o Teu amor compele-me a apresentar-me quebrantado diante de Ti, o Teu Filho redime-me através da Sua morte na cruz. Ajuda-me a nunca, jamais, tomar nada disto como garantido. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Jesus afastou-se outra vez para ir orar e dizia: «Meu Pai, se este cálice de amargura não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.» Voltou para junto dos discípulos e encontrou-os outra vez a dormir, porque tinham os olhos pesados de sono. Jesus deixou-os de novo e foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Mateus 26:42-44 Três vezes. A mesma oração. Jesus, é claro, sabia que todas as vezes o Pai o ouviu. Eles compartilhavam uma intimidade que não é compreensível humanamente. O Pai e o Filho faziam parte da Trindade, o mesmo Deus. Então, por que Jesus dirigiu-se ao Pai três vezes para dizer mais ou menos a mesma coisa? Talvez fosse para nos mostrar que precisamos persistir na oração até experimentarmos o descanso que só Ele pode dar. Jesus fez isso. Ele derramou em oração o que estava pesando no Seu coração. E, uma vez que encontrou o Seu lugar de alegre rendição, levantou-se e seguiu em frente em obediência absoluta. Tal como Jesus, também nós temos o privilégio de derramar os nossos corações em oração perseverante. Não se trata de forçar Deus a dar-nos o que queremos. Trata-se de aprender a submeter-nos a Ele de forma mais completa. E, tal como Jesus, levantamo-nos dos nossos joelhos sabendo que Deus nos ouviu. A caminho de casa O que está a pesar no meu coração hoje? Estou a levar isso a Deus em oração? Estou a experimentar o Seu descanso? Estou a avançar em obediência? Oração Deus Pai, obrigado pelo incrível privilégio de clamar a Ti em oração. Obrigado pelo exemplo de Jesus de ir a Ti com perseverança. Ajuda-me a perseverar em oração até experimentar a paz e o fortalecimento interior no âmago do meu ser. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Depois voltou para junto dos discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: «Então não conseguiram ficar acordados, ao menos uma hora, juntamente comigo! Estejam atentos e orem para não serem vencidos pela tentação. O espírito está pronto mas o corpo é fraco.» Mateus 26:40-41 «Então não conseguiram ficar acordados, ao menos uma hora?» Esta foi a pergunta que Jesus fez aos Seus discípulos mais próximos quando eles adormeceram em vez de orarem com Ele. Não vejo Jesus como alguém irritado com a letargia deles. Aquela pergunta era mais profunda. Ele sabia que aqueles momentos no Jardim do Getsêmani eram cruciais. Seria um tempo de preparação através da oração. Preparação para os intensos desafios que estavam por vir. «Vigiem e orem para não caírem em tentação», adverte Ele aos três discípulos que chamou para acompanhá-Lo. Sabemos o que aconteceu depois. Quando as coisas ficaram difíceis, os discípulos dispersaram-se como o vento. Não posso deixar de me perguntar: e se eles, como Jesus, tivessem lutado em oração até chegarem a um ponto de completa obediência e rendição? Teriam sido capazes de manter-se firmes quando Jesus foi preso? Jesus sabia o quão frágil a fé deles podia ser. E deu-lhes — e dá-nos — a armadura da oração para nos proteger contra essa fragilidade. A caminho de casa Qual é a minha resposta instintiva diante da pressão? Passo tempo em oração para me preparar para as minhas lutas diárias? Entro em modo de luta ou fuga? Ou permaneço em modo de fé, dependendo de Deus para me ajudar a superar? Oração Deus Pai, ajuda-me a nunca subestimar o poder da oração. Ajuda-me a reservar tempo para passar aos Teus pés, lutando em oração para que eu ganhe a força espiritual de que preciso para enfrentar os desafios. Preciso deste tempo a sós contigo para me preparar, para não cair em tentação. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Foi um pouco mais para diante e, inclinando-se até ao chão, orava assim: «Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de amargura. No entanto, não se faça a minha vontade, mas sim a tua.» Mateus 26:39 A leitura de hoje é apenas um versículo. No entanto, estas poucas palavras estão carregadas de emoção. Vemos Jesus sozinho no Jardim do Getsêmani, clamando ao Pai. Na intensidade da emoção, Jesus clama: «Pai, se for possível, afasta de mim este cálice…» Ele está curvado em angústia. Vemos a Sua humanidade. Ele está prestes a enfrentar uma tortura física sem limites. Mas, pior do que isso, Ele sabia que iria passar por um isolamento como nunca antes – quando o Pai viraria o rosto para longe, enquanto Jesus assumia a depravação e o pecado do mundo. E então Ele continua a orar. «Contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua.» Foi um momento em que o humano e o divino se uniram num dos maiores atos de amor e obediência. Aquele que não conhecia o pecado se tornaria pecado para que pudéssemos ser a justiça de Deus. Graça ilimitada. Favor imerecido. Agora não tenho medo da condenação. Jesus, e tudo Nele, é meu. A caminho de casa Qual é a minha resposta à obediência de Jesus a Deus Pai? Qual é a minha resposta à Sua angústia no jardim? Caio de joelhos em adoração diante de um Deus que sabia da jornada dolorosa que tinha pela frente e, mesmo assim, decidiu seguir em frente? Permito que isso se torne uma revelação pessoal para a minha vida? Oração Amado Jesus, não consigo compreender aquele momento no Jardim do Getsêmani. Estavas sozinho na escuridão da noite. Mas isso não era nada comparado com o isolamento que irias experimentar na cruz. No entanto, escolheste seguir em obediência. Demonstraste o Teu amor por uma humanidade sofredora, simplesmente dizendo: «Mas como Tu quiseres» . Curvo-me em adoração. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Depois disso, Jesus, acompanhado pelos discípulos , foi para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: «Sentem-se aqui, enquanto eu vou ali mais adiante orar.» Levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu. Nisto, começou a sentir-se angustiado e cheio de aflição, e exclamou: «Sinto uma tristeza de morte! Fiquem aqui e estejam atentos.» Mateus 26:36-38 A cena na passagem de hoje muda do Cenáculo para o Jardim do Getsêmani. O clima fica mais pesado e sombrio. Jesus chama três dos Seus discípulos mais próximos e convida-os a orar com Ele. Embora eu já tenha refletido sobre a tribulação de Jesus no jardim, nunca me detive no facto de que Ele convidou os Seus amigos para chorar com Ele e orar com Ele. Não é como se o Deus deste universo precisasse deles. Não é como se Ele não soubesse que eles iriam dormir em vez de orar. No entanto, ao partilhar a Sua tristeza com eles, Jesus estava a demonstrar claramente que é normal partilhar os fardos do coração com os outros. Só porque tens Deus na tua vida não significa que tenhas de ser sereno, estoico e invulnerável. É normal dizer: «Olha, importas-te de vir comigo para isto?» e dar a outra pessoa a oportunidade de orar contigo e por ti. Jesus demonstrou uma bela abertura ao convidar os Seus discípulos mais próximos para acompanhá-lo. Não dependemos inteiramente dos nossos entes queridos. Nem agimos como se a fé os apagasse do quadro. A caminho de casa Com que estou a lidar sozinho hoje? Deus mostra-me pessoas específicas com quem posso partilhar as minhas dores e os meus sonhos? Estou disposto a ser convidado a partilhar o fardo de outra pessoa, mesmo que isso signifique sacrificar o meu tempo e os meus interesses? Oração Pai Celestial, ajuda-me a compreender que pedir ajuda ou pedir oração não diminui a minha fé. Ajuda-me a ser humilde o suficiente para convidar pessoas em quem confio a acompanhar-me na minha caminhada de fé. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Em seguida Jesus disse aos discípulos: «Esta noite vão todos abandonar-me, pois diz a Escritura: Ferirei de morte o pastor e as ovelhas ficarão dispersas. Mas depois de eu ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia.» Pedro então garantiu: «Mesmo que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!» Mateus 26:31-33 O bom e velho Pedro. Ele era um amigo tão leal. Estava tão animado e cheio de entusiasmo pelo reino de Deus. Ele nunca imaginaria que acabaria por virar as costas ao seu melhor amigo e professor, Jesus. Pedro estava em negação quanto à sua iminente traição. No versículo 33 de Mateus 26, lemos as palavras de Pedro: «Mesmo que os outros se afastem por tua causa, eu nunca o farei». Ele está tão seguro de si mesmo e do seu senso de lealdade. E é aí que reside o problema. Pedro estava, talvez, a confiar na sua própria capacidade de permanecer firme no meio da pressão. Isto lembra-me a advertência em 1 Coríntios, onde as Escrituras prevêem essa falácia da autoconfiança: «Se pensas que estás firme, tem cuidado para não caires». E se, em vez de responder à profecia de Jesus sobre a sua negação com um «Eu? De maneira nenhuma!», Pedro tivesse dito humildemente: «Eu? A sério? Podes mostrar-me como posso permanecer forte, porque sozinho sou muito, muito fraco». A vulnerabilidade diante de Deus é um lugar seguro. É o primeiro passo para crescer na fé. A caminho de casa Às vezes sou exagerado na minha fé, presumindo que nunca vou cair? Estou disposto a ser vulnerável diante de Deus e pedir-Lhe força sobrenatural na minha caminhada de fé, porque sozinho não consigo superar isso? Oração Pai, não quero viver sem depender de Ti. Em Ti vivo, movo-me e existo. Não consigo permanecer firme a menos que esteja apoiado na Rocha que é mais alta do que eu. Obrigado por seres a minha Rocha. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Durante a ceia, Jesus pegou no pão, deu graças a Deus, partiu-o, deu-o aos seus discípulos e disse: «Tomem e comam. Isto é o meu corpo.» Depois pegou no cálice, deu graças a Deus, passou-o aos discípulos e disse: «Bebam todos dele, pois isto é o meu sangue, o sangue da aliança de Deus, derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados. E digo-vos que não tornarei a beber vinho até ao dia em que beber convosco o vinho novo no reino de meu Pai.» Depois de entoarem os cânticos, foram para o Monte das Oliveiras. Mateus 26:26-30 Tendo crescido num ambiente religioso formal, a liturgia da ceia incluía os versículos que acabámos de ler. No domingo da ceia, o nosso pastor vestia uma batina mais elaborada. A sua voz ficava mais lírica do que o habitual quando lia os versículos. Pensando bem, na minha mente de criança de 8 anos, a ceia significava um culto mais longo e um almoço mais tardio (ai!). Brincadeiras à parte, depois de participar de várias ceias, às vezes elas se tornam mais um ritual. Mas quando olhamos para trás, para a primeira ceia que Jesus compartilhou com os Seus discípulos, vemos o quão poderosa ela foi. Jesus falou da Sua morte. Ele falou de quando o Seu corpo seria ferido e quebrado. Ele falou do Seu sangue sendo derramado. E então Ele deu graças. Jesus deu graças quando falou da Sua morte. Este é o nosso Deus. A Sua cruz é um convite de graça a um mundo ferido e desamparado. É por isso que a comunhão também é chamada de Eucaristia, que significa "ação de graças". Aceitamos o dom da Sua graça. Tudo o que fazemos em troca é expressar a nossa gratidão. Não precisamos de nos purificar. Não precisamos de fazer malabarismos. Não precisamos de trabalhar pela nossa salvação. A Última Ceia é uma grande lembrança de que tudo o que temos de fazer é receber este dom gratuito da salvação com um coração humilde e agradecido. A caminho de casa Será que alguma vez sinto que tenho de trabalhar pela minha salvação? O que me impede de simplesmente aceitar o dom gratuito de Jesus? Será que vejo a Ceia do Senhor como uma tarefa e um ritual ou vejo-a como uma poderosa lembrança da graça de Deus? Oração Senhor Jesus, às vezes fico imune à imensidão da Tua graça. Quando paro para refletir sobre a Última Ceia, fico impressionado com o facto de teres dado graças pelo pão e pelo vinho que representavam o Teu corpo e o Teu sangue. Obrigado pelo Teu sacrifício. É algo que nunca serei capaz de compreender totalmente, mas que recebo com um coração agradecido. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Ao cair da noite, Jesus sentou-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam afirmou solenemente: «Um de vós vai atraiçoar-me.» Eles ficaram muito tristes e começaram a perguntar-lhe um por um: «Serei eu, porventura, Senhor?» Jesus respondeu: «Aquele que molhou o pão no prato juntamente comigo, esse é quem me vai atraiçoar. Na verdade o Filho do Homem vai partir, tal como é dito na Escritura a respeito dele, mas ai daquele por quem o Filho do Homem vai ser atraiçoado. Seria melhor para esse homem não ter nascido!» Então Judas, o traidor, perguntou assim: «Serei eu, porventura, Mestre?» E Jesus respondeu: «Tu o disseste!» Mateus 26:20-25 Eu consigo imaginar a cena. Na verdade, a maioria de nós consegue vê-la claramente, pois a Última Ceia é uma obra de arte frequentemente reproduzida em muitos lares cristãos. Os homens na pintura têm barbas, taças de vinho e vestem túnicas. Um deles parece mais malévolo do que os outros. É claro que o homem malvado não é outro senão Judas. Jesus partilhou aquela última refeição com o Seu traidor. Ele deu a Judas todas as oportunidades para se arrepender. Na verdade, Jesus chamou a atenção para o seu pecado sem amenizar nada. Mas Judas permaneceu de coração duro e sem se arrepender. Ele evitou a culpa com as palavras: «Certamente não te referes a mim, Rabi?» Judas recusou-se a reconhecer o seu pecado. Ele recusou-se a permitir que a culpa penetrasse nas camadas da sua orgulhosa autopreservação. Talvez não traiamos Deus intencionalmente, mas persistimos em alguns padrões pecaminosos? Permitimos que a convicção do pecado nos quebre? A caminho de casa Em que é que Deus está a convencer-me? Em que áreas da minha vida estou a inventar desculpas e não permitindo que a Sua voz de convicção me transforme? Oração Pai Celestial, mostra-me as áreas em que o meu pecado é habitual, onde passou despercebido por causa de anos inventando desculpas. Dá-me o poder de mudar. Dá-me um coração que seja suave, flexível e aberto à Tua convicção. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma No primeiro dia da festa dos Pães sem Fermento, os discípulos foram ter com Jesus e perguntaram-lhe: «Onde queres que te preparemos a ceia da Páscoa?» Jesus explicou-lhes que fossem à cidade, a casa de um certo homem, e dissessem: «O Mestre manda-te este recado: A minha hora está a chegar! É em tua casa que vou celebrar a Páscoa com os meus discípulos.» Eles fizeram o que Jesus mandou e prepararam a ceia da Páscoa. Mateus 26:17-19 Os discípulos de Jesus prepararam a refeição da Páscoa. Ao lermos estes versículos, vamos observar três coisas simples que eles fizeram durante a preparação: 1. Eles foram até Jesus 2. Eles pediram a Jesus e 3. Eles obedeceram a Jesus. Nesta época da Quaresma, nós também estamos a preparar-nos para o dia em que recordamos Jesus como o nosso Cordeiro Pascal sem pecado. Mas será que estamos a tentar preparar-nos segundo os nossos termos ou os Dele? A nossa preparação durante a Quaresma é meramente dedicada a aparências externas — ou estamos à espera de Jesus, ouvindo-O e seguindo-O em obediência? Nesta época de preparação, vamos primeiro aproximar-nos Dele, despojando-nos das nossas próprias agendas. Vamos esperar por Ele com humildade. Vamos ouvir a Sua voz. E, o mais importante, não sejamos apenas ouvintes, mas também praticantes da Palavra. Os discípulos «fizeram como Jesus lhes havia ordenado e prepararam a Páscoa». Como é que tu e eu nos estamos a preparar? A caminho de casa O que estou a "abrir mão" durante a Quaresma? É algo sobre o qual Deus me convenceu? A minha preparação é mais externa do que interna? Estou à espera de Deus e estou preparado para me aproximar Dele nos Seus termos? Oração Deus Pai, às vezes é tão fácil cair na rotina e no ritual quando se trata da Quaresma. Sem pensar, renunciamos a uma coisa ou outra, aliviando a nossa culpa para rapidamente vestir um manto de auto-justiça. Oro por uma visão renovada nesta Quaresma. Ajuda-me a chegar a Ti com verdadeira humildade e a dar-Te permissão para que me possas podar como quiseres. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Então um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi perguntar aos chefes dos sacerdotes: «Quanto é que me dão se vos entregar Jesus?». E deram-lhe trinta moedas de prata. A partir de então, Judas começou a procurar a melhor ocasião para O entregar. Mateus 26:14-16 Em total contraponto a Maria, no devocional de ontem, está Judas. Um deles é conhecido pela sua adoração extravagante; o outro, pela sua traição desleal. Maria não calculou o custo da adoração e gastou o seu dinheiro em perfume caro. Judas, por outro lado, concentrou-se em contar as suas trinta moedas de prata. Um foi generoso com Jesus; o outro foi ganancioso. No entanto, não acredito que Judas tenha sido motivado apenas pelo seu amor ao dinheiro. Em vez disso, ele foi impulsionado pelo seu medo. Todas as circunstâncias apontavam para o facto de que a morte de Jesus era iminente. Até o próprio Jesus o afirmou! Judas temia pelo seu futuro e temia pela sua vida. O novo reino que ele esperava que Jesus inaugurasse estava a desintegrar-se. Ele concentrou-se no poder dos governantes, em vez de se concentrar no poder Daquele que delineou a autoridade para esses governantes. Ele permitiu que o tangível superasse o eterno. A caminho de casa Onde está o meu foco hoje? O que motiva as minhas ações? É o medo ou a fé em Deus? Estou disposto a arriscar tudo por Jesus ou estou a seguir as regras das autoridades terrenas? Oração Pai Celestial, sei que posso ser facilmente influenciado pelo medo. Muitas vezes acredito na falsa ideia de que as pessoas controlam as minhas circunstâncias, em vez de um Deus soberano e amoroso. Oro para que eu Te dê o lugar que é devido no trono da minha vida. Oro para que a fé — e não o medo — guie as minhas decisões. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
Devocional Quaresma Jesus estava em Betânia, hospedado em casa de Simão, a quem chamavam "Leproso". Enquanto estava à mesa, aproximou-se dele uma mulher que levava um frasco de alabastro com perfume muito caro e deitou-lho sobre a cabeça. Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e diziam: «Para que foi este desperdício? Este perfume podia vender-se por uma grande quantia e dava-se o dinheiro aos pobres!» Jesus, sabendo o que se passava, disse aos discípulos: «Por que é que estão a envergonhar esta mulher? Na realidade, ela praticou uma bela ação para comigo. Pobres hão de ter sempre convosco, mas a mim não me poderão ter sempre. O que esta mulher fez, ao deitar-me o perfume, foi preparar-me para a sepultura. E fiquem sabendo que em qualquer parte do mundo onde esta boa nova for pregada, será contado o que acaba de fazer, e assim ela será recordada!" Mateus 26:6-13 Começamos a devocional da Quaresma com alguém que realmente percebeu. Maria, irmã de Marta e Lázaro, realmente percebeu. Na verdade, ela percebeu mais do que os discípulos indignados que tentaram impedi-la de "desperdiçar" o perfume em Jesus. Ela, talvez, percebeu que Jesus não estaria com eles por muito mais tempo. A sua resposta à morte iminente de Jesus é bela. Ela adorou-O. Não uma adoração casual, do tipo “o que vem a seguir na agenda”. Mas uma adoração extravagante, em que ela não calculou o custo. Foi uma adoração devota, uma adoração extraordinária, talvez até uma adoração irracional. Ela não olhou para o relógio, nem para a sua carteira, nem para as pessoas à sua volta que a julgavam. Em vez disso, ela olhou para Jesus. Ela permitiu que Ele preenchesse a sua visão e eclipsasse tudo o mais ao seu redor. Ela adorou como se ninguém estivesse a ver. A caminho de casa Qual é a minha resposta à morte de Jesus na cruz? Estou a oferecer-Lhe um sacrifício de adoração e louvor? Ou o meu sacrifício nesta época da Quaresma é mais voltado para o meu próprio benefício? Oração Pai Celestial, ajuda-me a adorar de uma forma que envolva verdadeiramente todo o meu ser. Ajuda-me a amar-Te não apenas com as minhas palavras, mas com toda a minha alma, a minha mente, a minha força e o meu coração. Não me deixes contentar-me com uma adoração morna, mas deixa-me arder com a chama da fé inflamada por uma profunda reverência por Ti. Amém. Neste tempo, abrando o passo. Escolho caminhar com Jesus, mesmo quando o caminho aperta. Escuto o que Ele diz. Observo o que Ele faz. Entrego-Lhe as minhas resistências e os meus medos. Pergunto: onde preciso de parar hoje para caminhar contigo? O que preciso de largar para Te seguir mais de perto?
¿Qué hace realmente un interiorista cuando tiene solo un día en París? En este vídeo no hago turismo. Observo. Analizo. Pienso en voz alta. Te llevo conmigo a recorrer París desde la mirada de un interiorista: cómo observar espacios, materiales, proporciones y personas para convertir un viaje corto en ideas reales de diseño que luego se aplican en proyectos. Visitamos algunos de los lugares más interesantes de la ciudad desde el punto de vista del interiorismo, la arquitectura, el diseño y el branding: – Louvre y Jardín de las Tullerías – Club privado histórico – Maison Liaigre – Maison Alaïa – Yves Saint Laurent Rive Droite – Rue Saint-Honoré: perfumería tradicional vs Le Labo – Aesop Paris – Bourse de Commerce (instalación de Ronan & Erwan Bouroullec) Este podcast es para ti si: ✔️ Eres interiorista, arquitecto o diseñador ✔️ Te bloqueas diseñando y no sabes por qué algo funciona o no ✔️ Viajas y sientes que "ves mucho pero aprendes poco" ✔️ Quieres desarrollar criterio, no copiar estilos Hablamos de: interiorismo contemporáneo diseño de interiores de lujo observación creativa materiales, proporción y contexto branding aplicado al espacio París como escuela de diseño París no inspira por sí sola. París educa el ojo… si sabes mirar. 3 Vídeos de París https://youtube.com/playlist?list=PLAXxDswTMDrkyTLNveK6dqVjQcXKFyhnA&si=TGAMLZ6alkZi-1y2 Gracias por pasarte por aquí. Miriam Un poco sobre mí... Soy Ingeniera de la Edificación y diseñadora de interiores, me he especializado en proyectos de alta gama. Con 15 años de experiencia en la industria del diseño, he tenido el privilegio de colaborar con una amplia gama de clientes, incluyendo promotores, constructores, agentes de la propiedad inmobiliaria, empresarios y clientes privados. He completado con éxito más de 25 proyectos en siete países diferentes (España, Reino Unido, Bahréin, India, Bahamas, Turks and Caicos, y Suiza) y he tenido el placer de trabajar con clientes de 11 nacionalidades. Mi proyecto de más valía hasta la fecha supera los 50 millones de libras, y uno de mis logros más destacados fue el diseño de una promoción de 16 apartamentos, donde el ático se posicionó con un récord histórico como el piso de un dormitorio mejor pagado por metro cuadrado en la historia de Westminster, Londres. Actualmente vivo en Londres y continúo trabajando en múltiples proyectos locales e internacionales. Aprovechando las capacidades del mundo digital, he producido y lanzado este podcast, "Atelier Prada", donde, de manera distendida y coloquial, abordo diferentes temas del mundo del interior con el objetivo de compartir parte del conocimiento que he adquirido durante estos años cada semana. Para obtener más inspiración en diseño de interiores www.miriamprada.com https://miriamprada.com/podcasts/ https://www.youtube.com/@miriamprada https://www.instagram.com/bymiriamprada/ https://www.tiktok.com/@bymiriamprada Aviso legal: Nadie patrocina este PODCAST. Todas las opiniones y puntos de vista son míos.
Si observamos cómo va el mundo, vemos que es tal cual lo experimentamos. No estamos equivocados, solo estamos solos.
Nuestra #ActitudCaminoAlSol para este día, la dedicamos a la frase: «Observo mi camino del 2025 con honestidad, reconociendo lo que fue, sin juicio.» Después de pausar, llega un momento inevitable: mirar. No hacia adelante todavía, sino hacia atrás, con la calma que da haber bajado el ritmo. Observar el camino del 2025 no es hacer un inventario de logros ni una lista de errores; es permitirnos ver lo que fue tal como fue.
====================================================SUSCRIBETEhttps://www.youtube.com/channel/UCNpffyr-7_zP1x1lS89ByaQ?sub_confirmation=1================================================= DEVOCIÓN MATUTINA PARA MENORES 2025“PALABRITAS DE CORAZÓN”Narrado por: Tatania DanielaDesde: Juliaca, PerúUna cortesía de DR'Ministries y Canaan Seventh-Day Adventist Church ===================|| www.drministries.org ||===================04 de DiciembreLa ropa de un grupo especial«Los ejércitos del cielo, vestidos del lino blanco y puro de la más alta calidad, lo seguían en caballos blancos». Apocalipsis 19:14.La investidura del Club de Aventureros es un momento muy especial. Suele realizarse en los últimos meses del año y los niños celebran lo que aprendieron: hacen presentaciones y reciben obsequios especiales de sus líderes por su dedicación.Observo un grupo de niños y niñas de seis o siete años. Están vestidos con sus uniformes de aventureros. Tienen su banda, pañuelo y otros elementos del uniforme que demuestran qué significa ser un aventurero.Un niño pequeño se acerca al grupo. Él es hermano de uno de los aventureros. Todavía no forma parte del club, pero sus ojitos ya delatan su admiración y deseo de vestir también ese uniforme. La madre toma al pequeño en brazos y sonríe, mientras le acomoda el pañuelo a su otro hijo.Recuerdo los diferentes uniformes que usé en mi vida: de escuelas, de clubes, vestidos de Navidad, etc. Los uniformes sirven para identificarnos como grupo, como miembros de algo que no es individual, sino colectivo. Allá en el cielo vestiremos ropa blanca. No sé cómo serán esas prendas, pero sé que serán hermosas, porque su significado es lo más importante: nos identifican como habitantes del Reino de Dios.Mi oración: Padre que estás en el cielo, quiero usar el uniforme celestial.Conversa con tu familia sobre cómo reconocemos a los seguidores de Jesús: por su comportamiento, sus actitudes y su manera de ser.
====================================================SUSCRIBETEhttps://www.youtube.com/channel/UCNpffyr-7_zP1x1lS89ByaQ?sub_confirmation=1================================================= DEVOCIÓN MATUTINA PARA MENORES 2025“PALABRITAS DE CORAZÓN”Narrado por: Tatania DanielaDesde: Juliaca, PerúUna cortesía de DR'Ministries y Canaan Seventh-Day Adventist Church ===================|| www.drministries.org ||===================22 de NoviembreUn monito testarudo«Así que cambia la actitud de tu corazón y deja de ser terco». Deuteronomio 10:16.Los monos capuchinos son divertidos. Tienen mucha agilidad y es interesante ver como juegan entre ellos. Al caminar por el parque veo cómo saltan de rama en rama por los árboles. Los más pequeños se aferran a la espalda de los más grandes. Nos miran, curiosos como siempre.Hasta que observo a uno de ellos intentando recoger una botella de agua que está en el suelo. Se cuelga de una rama delgada, casi en la punta, y se inclina. Hay gritos. Parece que los demás monos notaron la actitud de este pequeño mono y no están de acuerdo con lo que está haciendo. Pero el monito testarudo sigue intentándolo. Observo cómo otro mono le hace ruido, pero él persiste en su terquedad, incluso con varias personas alrededor y su familia de monos siguiendo su camino y dejándolo atrás.Al final, el monito se queda solo. Después de varios intentos, logra agarrar la botella, pero mira a su alrededor y nota que los demás ya están lejos. Ni siquiera sabemos cómo ayudar. ¿Será que podremos indicarle el camino?La cara preocupada del mono me enseña cómo la terquedad puede hacernos daño. La Biblia está llena de consejos sobre la perseverancia, que es diferente a la terquedad. Las personas testarudas no escuchan los consejos de los demás, quieren hacer las cosas a su manera y a veces salen lastimadas por ello.Mi oración: Querido Dios, ayúdame a ser un niño capaz de escuchar consejos. Quiero ser persistente en lo que es correcto, pero no testarudo.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
====================================================SUSCRIBETEhttps://www.youtube.com/channel/UCNpffyr-7_zP1x1lS89ByaQ?sub_confirmation=1==================================================== DEVOCIÓN MATUTINA PARA MENORES 2025“PALABRITAS DE CORAZÓN”Narrado por: Tatania DanielaDesde: Juliaca, PerúUna cortesía de DR'Ministries y Canaan Seventh-Day Adventist Church ===================|| www.drministries.org ||===================08 de AbrilClub de aventuras«Todo lo has hecho por mí, Señor, ¡me emociona! Canto de alegría por todo lo que has hecho». Salmo 92:4.¿Conoces el Club de Aventureros? ¡Ese club es muy especial! Está formado por niños y adultos que aman a Jesús y quieren ayudar a las personas a conocer más acerca de su amor.Hay campamentos, pícnic, lectura de la Biblia, canciones, amistades y mucho entusiasmo. Observo mientras los aventureros se preparan para entrar al colectivo que llevará al club de campamento. Cada niño lleva su mochila y la sonrisa más enorme que te puedes imaginar. En las dos horas de viaje por la ruta, cantan y juegan con rimas. Es fácil ver en sus rostros lo que están sintiendo. La alegría se siente desde lejos; el corazón salta fuerte, animado.¿Cuándo fue la última vez que sentiste entusiasmo por alguna cosa? ¿Sabías que Dios se pone feliz cuando hablamos con él? ¡Síiiii! Según la Biblia, el cielo hace una fiesta entusiasta cada vez que una persona toma la decisión correcta, de estar cada día más cerca de Jesús.Mi oración: Querido Dios, quiero una vida entusiasta de amor y victorias, siguiendo tu camino.
====================================================SUSCRIBETEhttps://www.youtube.com/channel/UCNpffyr-7_zP1x1lS89ByaQ?sub_confirmation=1==================================================== DEVOCIÓN MATUTINA PARA MENORES 2025“PALABRITAS DE CORAZÓN”Narrado por: Tatania DanielaDesde: Juliaca, PerúUna cortesía de DR'Ministries y Canaan Seventh-Day Adventist Church ===================|| www.drministries.org ||===================18 de FebreroAeropuerto«En cambio, nosotros somos ciudadanos del cielo, donde vive el Señor Jesucristo; y esperamos con mucho anhelo que él regrese como nuestro Salvador». Filipenses 3:20.En el aeropuerto vemos muchas situaciones emocionantes. Observo el abrazo de los padres al hijo que llegó de viaje, y también la alegría de los niños llegando para el paseo de vacaciones. Hay una familia con carteles y globos de colores. Una pareja de ancianos está sentada en sillas de playa que algún pariente puso cerca del lugar del desembarque. Todos están expectantes. La puerta se abre, la puerta se cierra, y ellos levantan los hombros para corroborar si es la persona que esperan. Relajan el cuerpo cuando notan que aún no es.De pronto, estiro mi cuello: ¡los aplausos y las risas revelan que llegó la persona esperada! Una pareja joven con un bebecito cachetón atraviesan la puerta y corren para saludar a toda la familia. Escucho que la abuela dice: «Bienvenido, mi pequeño», mientras besa el pie del bebé.¡Es tan bueno ser bien recibido! ¡Es tan bueno ser amado!Un día haremos un viaje muy especial y llegaremos a un lugar hermoso, donde seremos muy bien recibidos. Jesús estará repartiendo coronas brillantes y ropa blanca a las personas. ¡Sí, en el cielo tendremos una familia eterna que celebrará nuestra llegada! Ah, cuán emocionante será escuchar de Aquel que tanto nos cuidó durante nuestros días: «¡Bienvenido, mi pequeño!», «¡Bienvenida, mi pequeña!».Mi oración: ¡Señor, quiero prepararme para el cielo!
====================================================SUSCRIBETEhttps://www.youtube.com/channel/UCNpffyr-7_zP1x1lS89ByaQ?sub_confirmation=1==================================================== DEVOCIÓN MATUTINA PARA MENORES 2025“PALABRITAS DE CORAZÓN”Narrado por: Tatania DanielaDesde: Juliaca, PerúUna cortesía de DR'Ministries y Canaan Seventh-Day Adventist Church ===================|| www.drministries.org ||===================29 de EneroEl faro de paraíBa«Me acosté y dormí, pero me desperté a salvo, porque el Señor me cuidaba». Salmo 3:5.Todavía no son las cinco de la mañana. Pronto los primeros rayos van a surgir de la oscuridad. Todos los días el sol aparece, primero despacio y sube, sube... hasta brillar fuerte en lo alto del cielo. Y en el Faro de Cabo Branco, en Paraíba, a las cinco de la mañana, el día amanece. En este lugar, que parece un castillo, mis papás decidieron casarse.El Faro queda en la Punta de Seixas, el lugar de Brasil más cercano a otro continente. La playa tiene tonos azules y verdes, y recibe a muchos turistas todos los años. ¿Sabías que yo nací en la ciudad donde aparece primero el sol en Brasil? Así es. Yo nací en esa ciudad que amanece antes que todas. Allí comenzó el amor de mis padres, revelando que también podemos «amanecer» en ese sentido de iniciar algo nuevo.Observo desde aquí, del Faro, a una niña de cabello ondulado. Debe tener cinco o seis años. Sostiene la mano de su padre, y se ve asustada en la oscuridad de la madrugada. Todos esperan con expectativa. Son casi las cinco de la mañana. La niña se suelta al ver la claridad que aparece en el horizonte. Yo me perdí el amanecer de hoy, completamente atenta a la reacción de ella: primero sonríe, llama la atención de la mamá, después respira, salta animada, se detiene y observa muy concentrada... Enseguida, la pequeña cierra los ojos... Desde aquí noto las manitas juntas, la oración emocionada de gratitud. Ella agradece por el sol, porque si la oscuridad le trae miedo, ahora es valiente, porque tiene la luz del día.El amanecer es una oportunidad más que tenemos para adorar al Señor, con la certeza de que en este día él te estará cuidando también: en casa, en la escuela, en el parque y adondequiera que estés. ¡Agradece por el día de hoy!Mi oración: ¡Señor, muchas gracias por ser la luz en mi vida! ¡Y gracias por este nuevo día!